Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/19 às 17h53 - Atualizado em 15/02/19 às 20h54

Comunidade de Vicente Pires reivindica nova UBS e equipes de saúde

COMPARTILHAR

 

Representante de moradores foi ouvido pela gestão, que buscará melhorias

 

Moradores de Vicente Pires puderam apresentar, nesta quinta-feira (15), reivindicações de melhorias na área de saúde, como a ampliação da atenção primária e a manutenção da unidade básica de saúde da cidade. O encontro ocorreu entre a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, e o presidente da Associação dos Moradores de Vicente Pires, Gilberto Camargos.

 

Dentre as ações concretas que foram anunciadas está a instalação do serviço odontológico na UBS existente. “Serão dois dentistas que estão compondo quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família para atender a população SUS dependente, ou seja, os mais carentes. Queremos, até o final de março, levar mais dois odontólogos para a UBS dobrando a capacidade de atendimento”, anunciou a superintendente.

 

Esta é uma medida que faz parte do SOS DF Saúde, que também reúne esforços para ampliar o número de UBS, aumentar o quantitativo de profissionais para compor as equipes necessárias, além de reformar e fazer as manutenções nas unidades existentes.

 

Segundo o presidente da associação, moradores da região reivindicam melhorias no atendimento, inclusive reforço de pessoal. Ele explicou que a única UBS não consegue atender a todos e informou que a população de Vicente Pires, hoje, chega aos 120 mil habitantes.

 

De acordo com o último Censo do IBGE (2010), a população de Vicente Pires é de 70 mil habitantes e cerca de 40% desta população é considerada vulnerável, ou seja, necessita de atendimento do SUS. “É este número, oficial, que o SUS leva em conta para que as equipes de Saúde da Família sejam destinadas para cada lugar. Sabemos que Vicente Pires tem mais moradores que isso, mas só podemos contar o número oficial”, explicou Lucilene.

 

Atualmente, Vicente Pires possui oito equipes. Cada uma atende até 4 mil pessoas. No encontro, a superintendente apresentou três áreas dentro do território de Vicente Pires que podem ser destinadas à construção de novas UBS. São elas: EPTG, Conjunto nº 4, Área Especial nº 3; Quadra nº 2, Conjunto nº 1, Área Especial nº 1; Quadra nº 10, Conjunto nº 3, Área Especial nº 1.

 

PARTICIPAÇÃO POPULAR – O presidente do Conselho de Saúde de Taguatinga, José Ferreira Simões, esteve presente e orientou sobre como se dá a construção de uma relação para a constituição de um controle social para atuar na área da saúde, uma vez que Vicente Pires não tem Conselho de Saúde, mas está representado por Taguatinga.

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Administração Regional de Taguatinga, Samuel de Oliveira e servidores das áreas técnicas envolvidas.