Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/13 às 14h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

6,5 mil pessoas passam pelo Circuito Saúde para Todos no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Um dia inteiro de serviços perto da população

 

O Circuito Saúde para Todos, projeto de atendimento itinerante da Secretaria de Saúde, recebeu 6.500 pessoas no último sábado (25), das 9h às 17h, no Recanto das Emas.

 “É uma ação importante por levar exames, consultas e orientações sobre educação em saúde para perto da população”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que acompanhou as ações no Recanto das Emas. O governador Agnelo Queiroz também visitou o Circuito Saúde Para Todos na manhã do último sábado.

 Moradora do Recanto das Emas, Maria das Dores Almeida, 45 anos, fez testes para verificar a glicemia, aferiu a pressão arterial e foi encaminhada para fazer eletrocardiograma. “Estou com a pressão alta e não podia perder a oportunidade para fazer este exame e saber logo o resultado”, disse a dona de casa ao comemorar a passagem do Circuito Saúde para Todos  pelo Recanto das Emas.

Na tenda da oftalmologia,  uma das mais procuradas, os moradores enfrentaram fila para consultas e exames com oftalmologistas. Na  Unidade Móvel de Saúde da Mulher foram distribuídas senhas para as moradoras do Recanto das Emas fazerem mamografia, ecografia e preventivo de câncer de colo de útero.

A população teve ainda oportunidade de fazer testes de hepatite, além de obter informações sobre os cuidados com os dentes e prevenção de câncer bucal. Técnicos do Samu orientaram sobre primeiros socorros e a equipe da Ouvidoria da Secretaria de Saúde recebeu solicitações da comunidade que serão respondidas.

  A Turma da Saúde, bonecos nas cores verde, amarelo, vermelho e azul, que representa o sistema de classificação de risco utilizado nos hospitais, chamava a atenção das crianças. Durante todo o dia, na tenda central, foram realizados shows musicais e de dança com grupos da cidade, enquanto as crianças se divertiram nos brinquedos montados no espaço.

 Para o coordenador geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Alauri, além da oferta de serviços, o Circuito é importante por ser uma oportunidade para o morador conhecer os serviços de saúde disponíveis na cidade.

 Durante o Circuito, a equipe do Saúde para Todos atendeu três casos de urgência, sendo uma gestante que estava com hemorragia e foi diagnóstico que o feto estava morto e a encaminharam para o Hospital Regional de Samambaia, e dois casos que o atendimento foi na UPA.

 O Recanto das Emas foi a quarta cidade a receber o Circuito Saúde para Todos, inaugurado em fevereiro na Estrutural e já levado para São Sebastião e  Paranoá. A estrutura de atendimento itinerante deverá percorrer todas as regiões administrativas do Distrito Federal, uma vez por mês, com o objetivo de levar prevenção e promoção da saúde para perto da população.

 

Serviço

Número de atendimentos

Carreta da mulher

Ecografia: 50

Mamografia: 53

Preventivo: 50

Cardiologia

Pressão arterial: 615

Colesterol: 510

Eletro Cardiograma: 81

DST

Hepatite: 224

Sífilis: 150 (6 positivos)

Vacinas: 199

Brasil Sorridente

618

Nepav

500

Oftalmologia

615

 

 

Leia também...