Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/13 às 18h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

6ª Clínica da Família atenderá cerca de 20 mil pessoas em Nova Colina

COMPARTILHAR

Mais 3 clínicas serão entregues no Recanto, Sobradinho II e Samambaia

Fotos: Renato Araújo

A 6ª Clínica da Família da rede pública de saúde do Distrito Federal foi inaugurada nessa sexta-feira (17), em Nova Colina, na região de Sobradinho, pelo governador Agnelo Queiroz, e o secretário de saúde, Rafael Barbosa. Além da nova unidade, que começa a funcionar nesta segunda-feira para atender cerca de 20 mil moradores de Nova Colina, Rota do Cavalo e Córrego do Arrozal, outras três clínicas estão em construção no Recanto das Emas, Sobradinho II e Samambaia, além de 30 em processo de licitação.

O secretário de saúde, Rafael Barbosa, destacou que nunca se investiu tanto na área de saúde, como no governo de Agnelo. “A população não precisa fazer manifestações para ter seus direitos ouvidos. Nós temos um governo que antecipa as necessidades”, ressaltou. A unidade de Nova Colina teve investimentos da ordem de R$ 3 milhões.

Para o governador, a clínica vai contribuir para reduzir o fluxo de pacientes de atenção primária, no Hospital Regional de Sobradinho (HRS). “O paciente terá atendimento mais próximo de casa, com estrutura de qualidade, equipe completa e só precisará ir ao HRS em casos excepcionais, como cirurgias ou atendimentos em especialidades, o que diminuirá o fluxo no pronto-socorro”, explicou.

Na clínica, que funcionará das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, atuarão cinco equipes de estratégia da família, cada uma com um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um dentista e um técnico em saúde bucal.

Assistência – Além de Nova Colina, outras cinco Clínicas da Família atendem moradores de Samambaia, Recanto das Emas e do Areal. As unidades oferecem serviços de vacinação, acolhimento, fornecimento de medicamentos, curativos, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e de doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), tuberculose e hanseníase, além do atendimento a pequenas urgências.

A inauguração contou, ainda, com a presença do secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, e dos deputados Geraldo Magela, Ricardo do Valle, Cláudio Abrantes, Evandro Garla e Chico Vigilante.

Leia também...