Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/19 às 16h39 - Atualizado em 21/02/19 às 17h28

SOS DF promove recolhimento de entulho nos hospitais

COMPARTILHAR

 

Uma limpeza geral para retirar entulhos começou em diversos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os primeiros beneficiados foram os de Taguatinga (HRT), Asa Norte (Hran), Sobradinho (HRS) e Ceilândia (HRC). A ação é feita pelo Serviço de Limpeza Urbano (SLU) e faz parte do SOS DF. Essa é a primeira vez que ocorre uma operação específica, do SLU, para recolhimento de materiais em unidades de saúde.

 

“O trabalho no Hran começou na quinta-feira (14) e, até essa quarta-feira (20), foram retirados dez caminhões de entulhos. Esse apoio é importante, porque há muito tempo essa limpeza não era feita, proporcionando a desobstrução de espaços”, ressaltou o superintendente da Região de Saúde Central, Adriano Ibiapina.

 

Em Sobradinho e Ceilândia, foi retirado um caminhão de lixo de cada hospital. Em Taguatinga, estão sendo dispensados 160 equipamentos obsoletos e sem possibilidade de manutenção ou conserto.

 

Os caminhões, além de entulhos, carregam restos de podas e madeiras em decomposição. A expectativa é de que, nos próximos dias, equipamentos obsoletos e sem uso também sejam encaminhados para a reciclagem.

 

O material é destinado à Unidade de Recebimento de Entulho (URE) da Estrutural. “Tudo isso é levado para ser aterrado da maneira correta e sem prejuízos para a população, prevenindo a formação de focos de dengue”, explicou um dos gerentes operacionais do SLU, João Eudes.

 

O trabalho é feito em, pelo menos, duas etapas: a primeira, de retirada de materiais em decomposição; a segunda é realizada por cooperativas de reciclagem de materiais, como aço e ferro.

 

A previsão é de que as ações do SLU sejam levadas também para outros hospitais regionais na próxima semana.

 

Da Agência Saúde, com informações da Agência Brasília
Foto: Divulgação/Saúde-DF