Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 16h09 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Aberta temporada de festas caipiras na Saúde

Festejos serão em várias unidades de saúde do DF – Foto: Divulgação

 

Começou o período de festas juninas e julinas, também, na rede pública de saúde do Distrito Federal. Saúde mental, Centro de Práticas Integrativas (Cerpis) de Planaltina e alguns hospitais regionais já prepararam as festanças, que se estenderão pelo mês de julho.

 

A mais próxima será no Cerpis de Planaltina, na manhã de terça-feira (26), com foco no pessoal da terceira idade, entre 8h e 10h, com entrada gratuita. Além da festa, haverá, ainda, uma palestra sobre.

 

Na sexta-feira da próxima semana (29), pacientes e familiares atendidos pela rede de saúde mental, como os centros de atenção psicossocial (Caps), Hospital São Vicente de Paulo e Instituto de Saúde Mental (ISM), organizam e participam do I Arraiá da Raps (rede de atenção psicossocial).

 

COLABORAÇÃO – “Estamos em busca de doações para oferecermos uma festa totalmente gratuita aos nossos pacientes, inclusive as comidas típicas”, observa a gerente do Centro de Atenção Psicossocial e da Casa de Passagem do Instituto de Saúde Mental, Alanna Mara Forrest.

 

O evento, que vai das 10h às 16h30, contará com barraquinhas de comidas típicas, apresentações culturais pelos pacientes, espaço kids, bingo e brincadeiras típicas, como a pescaria. “Também teremos premiação do melhor traje típico de pacientes e da barraquinha mais enfeitada”, complementa Alanna.

 

Ela explica que, no período da tarde, a piscina do Instituto de Saúde Mental, onde a festa será realizada, estará aberta aos pacientes. Até agora, pelo menos oito Caps, além do Adolescentro, Centro de Orientação Médico- Psicopedagógico e HSVP já confirmaram participação no evento.

 

JULHO – No mês que vem, as festas caipiras na rede ficam por conta da Região de Saúde Sul. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), apresentações de bandas musicais, peça teatral e quadrilha, além de uma rifa fazem parte da programação, a partir das 18h do dia 6 de julho.

 

Uma semana depois, na sexta-feira, 13 de julho, o Hospital Regional do Gama (HRG) oferece comidas típicas, música e dança e sorteio de brindes, a partir das 18h, no estacionamento do Coreme. Haverá, ainda premiação da barraca mais típica.

 

SUCESSO – Quem já realizou festa junina e agradou muito foi o Hospital de Apoio de Brasília (HAB). Com apresentação de música, quadrilha, comidas típicas e decoração impecável, a festa reuniu dezenas de pacientes e seus familiares em 14 de junho.

 

Serviço

 

Cerpis (Planaltina)

Dia: 26 de junho

Horário: 8h e 10h

Local: Cerpis (ao lado do Hospital Regional de Sobradinho)

 

I Arraiá da Raps

Dia: 29 de junho

Horário: 10h às 16h30

Local: Instituto de Saúde Mental (Riacho Fundo)

 

Hospital Regional do Gama

Dia: 13 de julho

Horário: 18h

Local: estacionamento do Coreme

 

TEXTO: Alline Martins, da Agência Saúde