Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/18 às 13h28 - Atualizado em 21/11/18 às 16h38

Aberto Simpósio Internacional de Saúde Integral do Homem

Evento discute saúde da população masculina, em comemoração ao Novembro Azul

 

O Simpósio Internacional de Saúde Integral do Homem foi aberto, nesta quarta-feira (22), em solenidade no Hospital Regional Leste (Paranoá). O evento tem como objetivo discutir a saúde da população masculina, em comemoração ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças.

 

Serão tratados assuntos relacionados à política nacional de atenção integral do homem, diretrizes terapêuticas no atendimento à saúde do homem no Brasil e educação popular, e linha de cuidado sobre a saúde do homem.

 

“Hoje, os homens morrem muito mais em decorrência de causas externas, como as lesões decorrentes de violência e acidentes de trânsito. Isso se caracteriza pelo comportamento e modo de vida”, ressaltou o secretário Adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Marcos Quito.

 

Segundo ele, o fortalecimento das políticas de prevenção para evitar acidentes e a violência contra o homem, bem como de medidas de saúde são importantes para que os homens tenham maior longevidade.

 

Para Marcus Quito, fortalecer medidas de saúde são importantes para aumentar longevidade dos homens

 

“A promoção da saúde do homem tem que ocorrer desde o nascimento. Sabemos que, hoje, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres. É inadmissível ver os homens do Brasil morrendo, a maioria por causas externas e evitáveis”, ressaltou a diretora-substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

 

De acordo com o coordenador Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto, a cada cinco pessoas que morrem com idade entre 20 e 30 anos, quatro são do sexo masculino. “As principais causas de morbidade e mortalidade da população masculina, entre 2009 e 2016, foram externas, por doenças do aparelho circulatório, neoplasias (tumores) e doenças do aparelho digestivo”, enumerou.

 

SIMPÓSIO – O evento acontece no auditório do Hospital da Região Leste (HRL), promovido pela Secretaria da Saúde do Distrito Federal, Ministério da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

Ailane Silva, da Agência  Saúde 

Fotos: Breno Esaki

 

SERVIÇO

Simpósio Internacional de Saúde Integral do Homem

Data: 21 e 22 de novembro

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório do Hospital da Região Leste (HRL), antigo Hospital Regional do Paranoá – Setor Hospitalar, Quadra 2, Conjunto K

 

Simpósio Internacional da Saúde do Homem Integral