Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/19 às 16h15 - Atualizado em 19/11/19 às 16h15

Ação do Novembro Azul atendeu mais de 360 homens no Riacho Fundo I

COMPARTILHAR

 

 

Serviços foram oferecidos no Setor de Oficinas da cidade

 

Mais de 360 homens foram atendidos, nesta terça-feira (19), na tenda de atenção à saúde, montada no Setor de Oficinas do Riacho Fundo I. Esta é a terceira ação promovida na Região de Saúde Centro-Sul para conscientizar a população masculina sobre o Novembro Azul, mês destinado à prevenção e ao tratamento do câncer de próstata.

 

Na tenda de atendimento, foram realizados exames para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis. Também houve aferição de pressão arterial e da glicemia, palestras, orientações nutricionais, além de 200 exames de sangue feitos para detectar precocemente o câncer de próstata.

 

“De maneira geral, o evento superou nossas expectativas. Achávamos que atenderíamos em torno de 250 homens, mas superamos os 350. Desde cedo, tinha pessoa esperando para fazer exames”, conta o gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I, André Dias, responsável local pela ação.

 

Para a chefe do Laboratório Regional do Guará II, Maria Betânia Mesquita, as ações in loco na Região de Saúde Centro-Sul têm motivado os homens a buscar informações sobre a própria saúde e os exames de prevenção ao câncer de próstata. “Como vamos direto à população, fica mais fácil para eles tirar dúvidas e ter acesso aos serviços”, ressaltou.

 

Em caso de alguma alteração no resultado dos exames, os pacientes são orientados a buscar a UBS mais próxima de suas residências.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF

Leia também...