Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/13 às 14h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Ação em parceria entre Segurança Pública e Saúde no sistema penitenciário

COMPARTILHAR

A Regional  de Saúde  de São Sebastião – GSSS   participa de mais uma ação de saúde nos dias 15 e 16; 22 e 23 de maio. Esses são os dias de visita no Centro  de Detenção Provisória (CDP),  no sistema  prisional  do  DF, e uma equipe de profissionais de saúde estará dando atendimento aos  visitantes e familiares dos internos. A ação será feita em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Subsecretaria  do Sistema Penitenciário  do DF  – Sesipe.

 

Para o gerente  da  Regional de Saúde de São Sebastião, Marcus Costa, “com o aferimento de pressão arterial, glicemia e colesterol, esperamos levantar o perfil das pessoas e chamar a  atenção para a saúde de cada  uma. Muitas delas nunca fizeram nenhum exame, não sabem se estão com hipertensão ou algum tipo  de alteração glicêmica”, explica. De acordo com ele,  “cidadania é a palavra para a ação conjunta entre Saúde e Segurança ,  aos familiares dos detentos”, finaliza  o médico.

 

O coordenador -geral dos presídios do DF, João Helder,  disse que  “além da importância  da saúde dos internos,  a saúde de seus familiares  repercute diretamente no bem  estar  familiar de todos. Esperamos levar  ações como esta aos  outros centros de  detenção e presídios, como o Centro de Internamento  e Reeducação- CIR, Penitenciária –  PDF 1 e 2, adiantou. 

 

Além de efetuar   exames de câncer de boca e distribuição  de kits de  escovação  pela  equipe de odontologia, que faz  busca ativa como  parte do programa de saúde bucal,    há  ainda orientações sobre saúde, ampla distribuição de folders  sobre  os vários programas  da Secretaria de Saúde do DF a todos os familiares  dos presos que comparecerem à tenda da saúde.

 

Marina Ávila

Leia também...