Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/14 às 18h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Pacientes podem consultar resultados no Portal de Exames

COMPARTILHAR

No ano passado diagósticos de mais de 13 milhões de exames foram divulgados online

O Portal de Exames da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) disponibilizou no ano passado, 13.438.810 exames laboratoriais via internet, com um total de 4.927.865 acessos. Implantado em 2007, o sistema possibilita aos médicos da rede pública de saúde e aos pacientes a consulta de resultados online.

Os laboratórios que possuem equipamentos integrados ao Prontuário Eletrônico da SES/DF disponibilizam automaticamente a informação no Portal de Exames. Quando o paciente realiza a coleta de amostras no laboratório da rede pública, ele recebe o nome de usuário e senha de acesso para consultar o histórico de resultados no endereço http://www.portaldeexames.saude.df.gov.br/lweb/login.csp. Esse histórico está na internet 24 horas por dia.

“A grande vantagem para o paciente é a facilidade de obter o resultado do exame pela internet, evitando custo e tempo de ir ao laboratório para retirada do papel”, afirma o subsecretário de Tecnologia da Informação em Saúde, José Carlos Esteves. Além disso, o sistema possibilita que o paciente visualize o histórico de resultados, o que torna a informação clínica mais acessível.

O subsecretário destaca ainda que o Portal de Exames otimiza o trabalho dos médicos. “Esses profissionais de saúde podem consultar o histórico de exames dos pacientes, o que reduz o tempo de diagnóstico, bem como evita a realização duplicada e desnecessária de exames válidos”, diz.

A chefe do Núcleo de Patologia Clínica da Gerência de Apoio ao Diagnóstico, Paula Barzon, concorda que o Portal de Exames proporciona facilidade de acesso aos resultados. “É uma ferramenta importante, pois o médico de qualquer unidade de saúde poderá acessar o histórico, independente do local que o paciente realizou”, comenta.

O Portal de Exames também trouxe grande economia para o Governo do Distrito Federal (GDF), com insumos (papel e tinta de impressora). “Estimamos que a economia atinja 30% dos valores totais que a administração pública gastava com exames de laboratório”, comenta o subsecretário.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...