Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/13 às 19h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Acupuntura para a comunidade em Planaltina

COMPARTILHAR

Atendimento no Centro de Práticas Integrativas

O Centro de Referência em Práticas Integrativas de Saúde de Planaltina (CERPIS) oferece acupuntura para a comunidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, recomendado para problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, ginecológico e até mesmo dermatológicos.

Segundo o médico acupunturista e terapeuta corporal, Marcos Freire, para potencializar seus benefícios, o tratamento da acupuntura é vinculado às práticas da automassagem, do Tai Chi Chuan e do Lian Gong, que também são oferecidas pelo CERPIS.

A técnica aplicada na acupuntura é baseada na Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. “A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo, pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do controle imunológico e controle da dor”, explica.

A dona de casa, Petrolina Souza, de 60 anos, que faz o tratamento, afirma que já sente melhor com a acupuntura. “Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram”, conta.

De acordo com Marcos, de janeiro a junho, foram realizados no Centro, cerca de mil atendimentos para pacientes de acupuntura. O CERPIS de Planaltina foi pioneiro da implantação dessa técnica na Secretaria de Saúde do DF.

Endereço do CERPIS – Avenida WL 04 – Setor Hospitalar Norte 

Telefone: 388 9678

 

Tatiane Gomes

 

 

Leia também...