Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/14 às 16h08 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Agentes comunitários do Núcleo Bandeirante recebem capacitação

COMPARTILHAR

Projeto Caminhos do Cuidado é uma iniciativa do Ministério da Saúde

Cerca de 40 agentes comunitários de saúde da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e do Park Way participam de 4 de junho a 2 de julho, todas as quartas-feiras, de 8h às 18h, do projeto Caminhos do Cuidado. Os encontros ocorrerão na Igreja Poço de Jacó, do Riacho Fundo II, na QN 7C, conjunto 01, casa 02 e tem como objetivo preparar os agentes comunitários para uma escuta qualificada e um encaminhamento adequado de pessoas que fazem uso de drogas.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde para todo o país e em Brasília atua em parceria com a Secretaria de Saúde/SAS/Diretoria de Saúde Mental, Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.

A formação e a qualificação em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas terá 40 horas presenciais e 20 horas de aulas práticas. Em uma segunda etapa, serão treinados outros 40 profissionais, incluindo técnicos de Enfermagem.

Segundo a gerente de avaliação e monitoramento da Coordenação de Saúde do Núcleo Bandeirante, Vera Lopes da Silva, o curso foi incluído na formação do agente comunitário de saúde num módulo total de 400 horas de treinamento.

O foco é qualificar os profissionais de saúde que atuam nas residências dos pacientes para saberem como agir em casos de pessoas com sofrimento psíquico causado pela drogadição.

Arielce Haine, da Agência Saúde DF