Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/17 às 17h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Águas Claras ganha posto de vacinação

COMPARTILHAR

Estrutura funcionará das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira

BRASÍLIA (14/8/17) – O primeiro posto de vacinação de Águas Claras começou a funcionar nesta segunda-feira(14). Com a previsão de atender cerca de 90 pessoas por dia, a estrutura inaugurada hoje ocupa um posto de polícia comunitária desativado há 18 meses. Localizada na Praça Rouxinol, na Avenida Araucárias entre as ruas 13 e 14, a unidade atenderá das 7h30 às 17h30, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.

Com uma sala de imunização, outra de acolhimento e dois banheiros, o local abrigará uma equipe com três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem – a partir da próxima semana mais dois serão integrados ao grupo. Os profissionais são da própria Região de Saúde Sudoeste, que inclui Vicente Pires, Águas Claras, Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas. O posto recebeu aproximadamente 900 doses de 17 tipos de imunização.

“A vacinação é um dos grandes serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Muitas doenças podem ser evitadas se a população for imunizada. Por isso, ter um posto de vacinação próximo de casa facilita o acesso a esse serviço essencial”, enfatizou o governador Rodrigo Rollemberg.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, argumentou que a abertura do posto é o primeiro passo para melhorar a assistência em Atenção Primária em Águas Claras. “Neste posto, ofereceremos todas as vacinas previstas pelo calendário básico do Ministério da Saúde, com exceção á antirrábica que será fornecida apenas na época na campanha”, disse.

A iniciativa de utilizar o local, já cadastrado pelo Ministério da Saúde, foi da Administração Regional de Águas Claras, que cedeu a estrutura à Secretaria de Saúde. Além disso, providenciou pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, mobiliário, pessoal para limpeza e vigilância, piso emborrachado na área de aplicação de vacinas e local para descarte de lixo infectante, conforme exigência da Vigilância Sanitária. Parceira na iniciativa, a Secretaria de Saúde cedeu dois computadores e dois modems 4G.

O secretário Humberto Fonseca iniciou a vacinação, aplicando uma dose contra o HPV na estudante Ana Beatriz Gomes, de 13 anos. “A prevenção é muito importante”, disse. A aposentada Miriam Galvão, 71 anos, também aproveitou a oportunidade. “Moro aqui perto e a notícia de ter um posto perto de casa é excelente. Por isso, vim tomar as vacinas que estão desatualizadas no meu cartão”, disse.

Confira aqui as fotos.

CIDADES LIMPAS – A inauguração do posto ocorreu juntamente com assinatura do decreto de criação oficial do Programa Cidades Limpas e a abertura da 21ª edição da iniciativa, que ocorrerá em Águas Claras.

A iniciativa consiste em manter as cidades livres de lixo e, com isso, reduzir a proliferação do Aedes Aegypti. As atividades vão da retirada de entulhos de terrenos vazios ao recolhimento de sucatas de automóveis, passando pela poda de árvores, tapa-buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, além de revitalização da iluminação pública.
“Hoje, sabemos que os focos de dengue estão concentrados nessas carcaças, entulho e lixo. Por isso, essa ação é importante para conscientizar a população. A dengue é cíclica. Ter um ano com bons índices não significa que devamos deixar os cuidados de lado”, finalizou o secretário.