Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/14 às 19h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ambulatório do Viajante imuniza estrangeiros durante a Copa

COMPARTILHAR

São 12 atendimentos por dia com agendamento

 Faltando 25 dias para a Copa do Mundo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES/DF) já está pronta para receber os turistas na capital. O Ambulatório do Viajante, localizado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), além de atender a demanda local que normalmente aumenta durante as férias escolares, também está preparado para atender pessoas de toda parte do mundo.

O Ambulatório do Viajante tem o objetivo de prevenir doenças em brasileiros que viajam para o exterior e fazem viagens domésticas. Dessa vez a preocupação será também ao inverso. “Atendemos no dia a dia pessoas que vão viajar para o exterior. Como será a primeira vez que vamos receber uma Copa do Mundo é natural que a demanda aumente com a procura de imunização por parte dos turistas aqui no DF”, relatou Carlos Vaungrand, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HRAN, responsável pelo Ambulatório do Viajante.

Os pacientes agendados recebem vacinas contra  sarampo, rubéola, caxumba, tétano, febre amarela, difteria, tuberculose, hepatite A, hepatite B, meningite meningocócica e febre tifoide. Como o Distrito Federal vai receber pessoas de diversos países, as emergências terão o suporte de informações do Ambulatório do Viajante para identificação de doenças já erradicadas aqui no Brasil.

“O Cólera, por exemplo, por já ser erradicado no Brasil é difícil de ser identificado. Algum turista pode chegar aqui com determinados sintomas e procurar uma de nossas emergências. Como o nosso foco também são as doenças de outros países, podemos colaborar para o diagnóstico”, acrescentou Vaungrad.

A equipe do Ambulatório do Viajante é composta por 12 profissionais que trabalham por escala. São 12 atendimentos diários com consulta marcada por telefone ou de forma presencial.

Serviço:
Endereço HRAN: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 101- Área Especial.
Telefone Ambulatório do Viajante: 3325-4362.
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF