Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/13 às 16h18 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Núcleo Bandeirante tem ambulatório noturno de emergência

Serviço funciona 24h nos fins de semana e feriados

A Coordenação Geral de Saúde do Núcleo Bandeirante montou um pronto atendimento ambulatorial noturno e nos fins de semana direcionado aos moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way e Riacho Fundo. O serviço funciona desde o dia 18 de março, durante a semana, de 19h às 7h, e aos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia. Para ter acesso não é preciso marcação prévia de consulta.

 

Em pouca menos de 15 dias, de 18 a 31 de março, foram atendidos 450 pacientes na clínica médica. A maioria dos casos foi de pacientes com crise hipertensiva, dor de cabeça, febre, gripe, resfriado e asma numa média de 30 a 40 pacientes por turno. Mais de 80% dos pacientes são moradores das quatro regiões administrativas de abrangência.

 

O coordenador-geral de Saúde do Núcleo Bandeirante e demais regiões vizinhas, Pedro Zancanaro, explica que expectativa é que o serviço seja ampliado a partir da chegada de mais três médicos para compor a equipe. Atualmente, o atendimento é feito por dois médicos clínicos, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um motorista, responsável pelo transporte dos casos mais graves para a UPA/Núcleo Bandeirante ou para os demais hospitais.

 

Zancanaro explica que a criação do atendimento ambulatorial noturno partiu de uma análise feita em relação aos serviços já oferecidos. Dessa forma, chegou-se à conclusão que a lacuna existente referia-se à baixa complexidade, já que a UPA é responsável pelos casos de urgência e emergência.

 

Arielce Haine