Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/21 às 15h45 - Atualizado em 31/03/21 às 17h04

Após reforma, UBS 1 de Ceilândia ganha sala de vacinação

COMPARTILHAR

Foram feitos reparos em toda a estrutura física, pintura, adequações de espaços e reparos na parte elétrica e hidráulica, além de sinalização

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A população do Sol Nascente será diretamente beneficiada com a reforma da UBS 1 de Ceilândia, que além das melhorias em sua estrutura ganhou uma sala de vacina. A unidade, localizada na EQNP 07/11, Área Especial, compartilha espaço físico com o Laboratório Regional de Ceilândia, que também recebeu alguns reparos.

 

UBS 1 está de cara nova, com sala de vacina e melhora nas instalações – Foto: Divulgação/SES-DF

Foram realizadas melhorias na estrutura física da unidade, adequação de espaços, pintura, reparos na parte elétrica, hidráulica e identificação visual com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de atendimento prestado à população.

 

“Essa é uma área bastante populosa e de grande vulnerabilidade social. A reforma possibilitou maior ambiência para acomodar os cidadãos, readequação de espaços e sinalização. Dessa forma, evita-se a formação de aglomerações no local”, explica Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Oeste.

 

De acordo com a gestora, a população local será bem melhor assistida com a sala de vacina, tendo em vista que este é um dos serviços mais procurados dentro de uma unidade básica de saúde, além de atender o público de todas as idades. “É de extrema importância ter uma sala de vacina para essa comunidade”.

 

Unidade possui quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família – Foto: Divulgação/SES-DF

Antes da inauguração, a vacinação na UBS 1 de Ceilândia acontecia de forma volante dentro da unidade, utilizando espaço destinado ao consultório de atendimento à demanda ginecológica, o que acarretava prejuízo nos atendimentos das demandas específicas, tendo em vista que a UBS conta apenas com um consultório equipado para tal atendimento.

 

A sala de vacina possui 14,79 m², construída em área separada da recepção dos demais usuários da UBS 1. Equipada com câmaras frias, armário para guardar os materiais, mesa com suporte de computador para lançamento de dados, maca para aplicação, cadeiras, ar-condicionado, pia com bancada, observadas as exigências das RDCs, de forma a garantir o adequado funcionamento.

 

A reforma começou em 18 de dezembro de 2020 e foi finalizada no último dia 24. Além disso, ocorreu sem interromper nenhum tipo de atendimento, mesmo com a unidade em pleno funcionamento. Toda a reforma foi feita através de verba de uma emenda parlamentar do deputado distrital Fernando Fernandes.

 

Sala de vacina da UBS 1 – Foto: Divulgação/SES-DF

 

Estrutura

 

A UBS 1 de Ceilândia possui quatro equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Além de duas equipes de saúde bucal. A população assistida, devidamente cadastrada, é de 15.028 usuários.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: