Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/14 às 15h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Núcleo Bandeirante amplia programa de arteterapia

Quatro novas oficinas estão marcadas para usuários e servidores da Saúde

A Coordenação Geral de Saúde do Núcleo Bandeirante ampliará o acompanhamento por meio da Arteterapia a partir desse ano. Quatro oficinas de sensibilização estão programadas para ocorrerem de fevereiro a abril, direcionadas a usuários e servidores do Centro de Saúde 2, do Núcleo Bandeirante, na Terceira Avenida AE.

A oficina é um momento em que o participante vivencia o processo da Arteterapia e então decide se quer ou não participar do acompanhamento que é feito em sessões ao longo do ano, esclarece a coordenadora técnica desta Prática Integrativa em Saúde da Secretaria de Saúde, Alba Sony.

Para participar das oficinas e das sessões, não é necessário conhecimento prévio de nenhuma técnica artística. “Basta que a pessoa tenha vontade de estimular o autoconhecimento e cuidar de si”, explica Alba, que disponibiliza a Arteterapia no Núcleo Bandeirante, assim como a enfermeira Eliane Silva, em Santa Maria, e a psicóloga Luciana Bayeh, em Sobradinho II.

Os encontros de sensibilização para os servidores estão marcadas para os dias 26 de fevereiro e 26 de março, de 9h às 12h, no auditório do Centro de Saúde 2. Já as oficinas para sensibilização dos usuários estão marcadas para os dias 9 e 23 de abril, no mesmo local e horário. O processo arteterapêutico com os usuários da referida unidade está previsto para acontecer de maio a novembro de 2014, com sessões periódicas regulares.

A população em geral também será beneficiada com a ampliação desta modalidade terapêutica. Encontra-se em fase de planejamento a implantação de oficinas abertas à comunidade, que culminarão posteriormente em sessões quinzenais, às terças-feiras pela tarde, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Central.

O serviço de Arteterapia foi implantado na Regional do Núcleo Bandeirante em 2011. De lá para cá, foram realizadas várias intervenções arteterapêuticas, tanto oficinas como sessões.

Saiba mais:

Segundo a União Brasileira das Associações de Arteterapia – UBAAT, a Arteterapia é o uso da arte como base de um processo terapêutico e propicia resultados em um breve espaço de tempo. Visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência.

Utiliza a expressão simbólica, de forma espontânea, sem preocupar-se com a estética, através de modalidades expressivas como: pintura; modelagem; colagem; desenho; tecelagem; expressão corporal; sons; músicas; criação de personagens, dentre outras, mas utiliza fundamentalmente as artes plásticas e é isso que a identifica como uma disciplina diferenciada.

Por Arielce Haine, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226