Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/16 às 17h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Assistente Social tem papel fundamental no serviço humanizado

Profissionais foram homenageados na Fepecs nesta quinta (12)

BRASÍLIA (12/05/16) – Em comemoração ao dia do Assistente Social, celebrado domingo (15), a Gerência de Serviço Social da SES, promoveu na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) , nesta quinta-feira (12), uma homenagem aos profissionais da área. No Brasil, o serviço existe há 80 anos, e é fundamental no apoio aos pacientes e familiares, tanto na recuperação, quanto no período de internação.

Presente ao evento o Secretário de Saúde, Humberto Lucena, ressaltou a importância da formação profissional e o papel do assistente social desde a Atenção Primária até a UTI.

“Eu venho de uma área em que a multidisciplinaridade é extremamente importante, que é a área de cuidados paliativos. É um trabalho que não se desenvolve sem uma equipe multidisciplinar e multiprofissional. O profissional de serviço social sempre teve papel importante dentro da equipe” afirmou o Secretário.

De acordo com a assistente social Renata Rodrigues de Melo, servidora do Hospital Materno Infantil, o profissional da área tem papel fundamental nas situações adversas.

“Entendemos que as pessoas estão em busca dos direitos delas. Deste modo, todo profissional precisa saber da política de assistência social e garantir o acesso ao Sistema Único de Saúde, independente de condições econômicas. É um dever do Estado dar esse apoio como retorno ao cidadão”, considera.

Para a gerente do Serviço Social da Secretaria de Saúde, Lucinéia Machado, é preciso ampliar e fortalecer esta especialização dentro da Saúde, especialmente nas áreas que exigem um trabalho mais humanizado. Ela contabiliza como positiva a chegada de novos profissionais. Somente neste ano, entre 1º de janeiro e 28 de abril, 12 profissionais foram nomeados.

“Recebemos 20 colegas nos últimos meses que irão reforçar o nosso quadro. Eles serão lotados em núcleos estratégicos, como o NRAD, na Saúde Mental e nas UTIs”.

As comemorações da Semana do Assistente Social ocorrem até amanhã (13). A programação para esta sexta-feira será na Faculdade Projeção, em Ceilândia, onde haverá palestra sobre “As três dimensões na formação profissional”.

Confira as fotos aqui: