Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/17 às 17h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Assistentes sociais participam de capacitação sobre saúde mental

COMPARTILHAR

Treinamento faz parte de um curso que terá nove encontros

BRASÍLIA (27/6/17) – Com foco no tema Saúde mental e serviço social: da prevenção à intervenção em crise, mais de 100 assistentes sociais da Secretaria de Saúde participaram de uma capacitação promovida, nesta terça-feira (27), no auditório da Fepecs. O evento faz parte de um curso para aperfeiçoar a atuação dos profissionais no atendimento em saúde mental.

“Os assistentes sociais atuam desde a atenção primária até a atenção terciária e estão envolvidos no atendimento de pacientes com transtorno mental. Eles atuam na avaliação do contexto familiar, facilitação do acesso à rede de serviços disponíveis, análise da estrutura social, bem como no apoio à família”, disse a gerente de Serviço Social da Secretaria de Saúde, Lucinéia Morele. 

Durante o evento, foram tratados os assuntos estratégias de acolhimento, intervenção em crise, o serviço social na equipe de saúde mental: entre o tratamento e a reinserção social, prevenção e promoção em saúde mental, além dsuicídio como problema de saúde pública: mito e realidade sobre a tentativa de suicídio.

A assistente social e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental do Samu, Renata Cavalcante, também ministrou uma palestra sobre a atuação da equipe. A profissional relatou que os casos de emergências incluem sofrimento e transtornos mentais graves e persistentes, extrema agitação psicomotora, tentativa de suicídio, além de alta agressividade.

“Nesse caso, sabemos que a intervenção é multidisciplinar, ou seja, o atendimento é realizado com base no conhecimento de todos”, disse a profissional. Renata ressalta a importância de o assistente social ouvir tanto o paciente, quanto a família, e também facilitar o acesso à rede de serviços de saúde mental.

Capacitação – Denominado Perspectiva de Atuação do Serviço Social: um olhar ampliado de saúde, o curso terá duração de 60 horas. Qualquer assistente social da rede pública de saúde pode participar sem necessidade de fazer a inscrição. Aqueles que comparecerem a todos os encontros terão direito a certificado. Os demais receberam apenas declaração de participação.

Os encontros são realizados na última terça feira de cada mês. O próximo será no dia 25 de julho, a partir das 8h, com o tema O Serviço Social e o trabalho com famílias.

Confira aqui as fotos.

Leia também...