Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/13 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Atenção ao parto e ao nascimento é tema de oficina

COMPARTILHAR

Fortalecimento da Rede Cegonha no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) promoverá segunda-feira (26), às 8h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), a “Segunda Oficina de Qualificação de Profissionais no âmbito da Rede Cegonha no DF: atenção ao parto e ao nascimento”, com o objetivo de melhorar a assistência a gestantes, recém-nascidos e crianças.

Sob a coordenação do Grupo Condutor Central da Rede Cegonha da SES/DF, o evento também visa reunir os profissionais de saúde que atuam na atenção hospitalar, relacionados à linha de cuidado materno-infantil em cada uma das Coordenações Gerais de Saúde.

“A oficina promoverá o alinhamento de conceitos como cogestão do trabalho, triagem do recém-nascido e abordagem multiprofissional do recém-nascido. Discutirá, ainda, as boas práticas obstétricas em relação às atuais evidências científicas”, comenta a coordenadora técnica de articulação de redes assistenciais da Secretaria de Saúde, Mônica Iassanã.

A atividade é destinada a chefes das Unidades de Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, supervisores de enfermagem de centro obstétricos, gerentes de enfermagem, coordenadores de equipes da Estratégia Saúde da Família e diretores de atenção primária à saúde.

A primeira Oficina de Qualificação de Profissionais no âmbito da Rede Cegonha DF foi realizada no dia 25 de junho e o tema abordado foi a qualificação do componente pré-natal.

Rede Cegonha
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, que consiste numa rede de cuidados para assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, atenção humanizada a gravidez, parto e puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. O Distrito Federal aderiu à Rede Cegonha em maio de 2012 e encontra-se na terceira fase de implantação.

Programação

Patrícia Kavamoto

Leia também...