Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/13 às 15h50 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Atenção Domiciliar de Ceilândia promove encontro de cuidadores

Familiares receberão orientações

A equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD) de Ceilândia promoverá, no sábado (16), o primeiro Encontro de Cuidadores de 2013, a partir das 9h, na sala de reuniões do Centro de Saúde 1 – próximo ao HRC. Será apresentado um vídeo abordando os cuidados com idosos em casa, depois haverá discussão e orientação de como adaptar à realidade de cada família os principais pontos, além de proporcionar uma troca de experiências entre os presentes.

Segundo a assistente social, Bianca de Souza Marques, chefe do NRAD, a equipe resolveu realizar o encontro no sábado para que haja uma maior participação dos familiares ou responsáveis pelos pacientes acompanhados pelo Núcleo. “Até o ano passado realizávamos os encontros durante a semana e a participação era bem pequena, pois boa parte dos cuidadores não pode se ausentar de casa”, ressalta a assistente social.

Bianca Marques relata que a maioria dos cuidadores é familiar (esposa, filha, mãe) que se revezam nos cuidados. “Percebemos que há um grande envolvimento da família nos cuidados, nossos pacientes são idosos, muitos tem sequelas motoras ou neurológicas, requerem muita atenção e cuidados e sempre procuramos valorizar o trabalho e aumentar a autoestima de cada um”, diz.

Atualmente o NRAD de Ceilândia atende 94 pacientes no Programa de Oxigenioterapia Domiciliar (POD) e 45 no Programa de Internação Domiciliar (PID). A equipe é formada por médico, enfermeiras, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, assistente social, odontólogo e motorista.

O NRAD tem como objetivo assistir, em casa, pacientes portadores de doenças crônicas, normalmente acamados, principalmente com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou câncer. Dependendo do caso, recebem visitas diárias ou semanais e o atendimento inclui medicamentos, equipamentos e treinamento dos familiares e cuidadores.

Regina Célia