Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/13 às 21h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Atenção primária de Barcelona é discutida na Clínica da Família do Recanto das Emas

COMPARTILHAR

A atenção primária desenvolvida em Barcelona, na Espanha,  foi o tema de um encontro na tarde desta quinta-feira (6), no auditório da Clínica da Família do Recanto das Emas, onde uma plateia de enfermeiros recepcionou a professora Mariona Cabré Marti, que veio ao Brasil a convite do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora de Gestão, Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Saúde do DF, Cleunice Godói, a troca de experiências e relatos entre o Brasil e outros países enriquece a discussão do modelo de atenção e traz novas possibilidades para a forma de atuação das equipes. “O nosso objetivo não é levantar se o nosso modelo é melhor ou pior do que o de Barcelona, mas, garantir uma rica troca de experiências”, avaliou.

A enfermeira, que após conhecer Brasília segue para Curitiba, informou que na Espanha a assistência primária é próxima da realizada no Distrito Federal pelos Centros de Saúde que atuam no modelo tradicional.

Outra diferença encontrada é que naquela cidade os enfermeiros se especializam no atendimento a adultos, crianças ou em obstetrícia, enquanto no Brasil é generalista, a exemplo do médico que atua nas equipes da Estratégia Saúde da Família.

Após a apresentação da enfermeira Mariona, os profissionais constataram que na Espanha, tanto os médicos, como os enfermeiros e técnicos de enfermagem vão diretamente à casa dos pacientes. “Aqui no Brasil é diferente porque esse contato ocorre primeiramente com o agente comunitário de saúde”, revela Simone Schwartz, também da Diretoria de Gestão.

Arielce Haine

Leia também...