Governo do Distrito Federal
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16/07/19 às 9h50 - Atualizado em 1/09/21 às 9h33

Atendimento em Unidade Básica de Saúde: Assistência Multiprofissional

Descrição

 

As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde, Clínicas da Família), são estabelecimentos de Atenção Primária, responsáveis por cuidar de você e sua família.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) é responsável pela assistência à saúde de uma população definida, assim, cada cidadão tem agora uma UBS de referência a partir do seu endereço de moradia.

As unidades básicas de saúde contam com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde e por equipes de saúde bucal (eSB), responsável por um território equivalente no máximo ao de duas equipes de saúde da família, composta por odontólogo e técnico em saúde bucal. Esses profissionais podem atuar conjuntamente com o apoio e auxílio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), que contam com profissionais de outras especialidades (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e/ou assistente social) de acordo com as demandas em saúde.

Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência com quem contar. Como essa equipe está apta a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o acompanhamento com a mesma equipe se dá ao longo das diferentes fases da vida.

No atendimento (assistência) feito pelas UBS na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) você terá ações de promoção, prevenção e tratamento tais como:

  • Acolhimento;

  • Acolhimento/avaliação da mãe-bebê após alta na maternidade;

  • Cadastramento individual e domiciliar;

  • Assistência de enfermagem, médica, odontológica e multiprofissional;

  • Visita domiciliar;

  • Promoção da Saúde e Práticas Integrativas em Saúde (PIS);

  • Controle do tabagismo, álcool e outras drogas;

  • Atenção à saúde da gestante, criança, adolescente, mulher, homem, LGBT e idoso

  • Acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);

  • Acompanhamento de doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes;

  • Acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose;

  • Teste diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dengue, zika, febre amarela e outras viroses (transmissíveis por vetores – mosquitos);

  • Curativos, retirada de pontos, troca de sondas, suturas e pequenos procedimentos;

  • Planejamento reprodutivo, inserção de DIU, entrega de preservativos (masculinos e femininos) e outros métodos contraceptivos;

  • Teste rápido de gravidez e acompanhamento do pré-natal;

  • Vacinação;

  • Coleta de exames laboratoriais;

  • Confecção de Cartão SUS;

  • Entrega de medicamentos e insumos básicos;

  • Prevenção, aconselhamento, testagem e tratamento de HIV/ Aids, Hepatites, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

  • Rastreamento de câncer de colo de útero e mama;

  • Administração de medicamentos e nebulização, entre outras ações e serviços;

  • Saúde mental;

  • Saúde bucal;

  • Atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal estar, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, pequenas queimaduras, mordedura ou arranhadura de animal, picada de insetos, urticária, unha encravada, troca de curativo, fraqueza, tremores, retirada de pontos, problemas com colesterol, problemas com álcool ou outras drogas, problemas menstruais, suspeita de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, suspeita de dengue, inchaço, e outros problemas que não colocam sua vida em risco. Observação: Em casos de emergência que colocam a sua vida em risco, como infarto, derrame, fraturas, acidentes de trânsito, ferimentos graves, quedas de alturas, convulsão, perda da consciência, trabalho de parto, grandes sangramentos, você deve procurar imediatamente uma Unidade de Emergência (Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou Emergências dos Hospitais) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Além desses serviços, A SES/DF oferta ações para o cuidado à saúde das populações específicas ou em situação de maior vulnerabilidade de modo a ampliar o acesso dessas pessoas, identificar usuários e famílias de referência, ou seja, que fazem parte da área de atuação das equipes e serviços da APS, considerando os seguintes contextos:

  • Populações dispersas, como as de campo, florestas, águas, quilombolas e assentamentos, onde as condições geográficas e dispersão territorial dificultam o acesso à saúde;
  • Usuários acolhidos em abrigos, centros comunitários, centros de acolhimento, albergues noturnos e demais instituições com essa finalidade;
  • Usuários acolhidos em instituições de longa permanência para idosos (ILPI);
  • Pessoas Privadas de Liberdade custodiadas em unidades prisionais*;
  • Adolescentes acolhidos em unidades socioeducativas;
  • Usuários em acampamentos de populações ciganas ou circenses;
  • Outros.

 

*Nesse sentido, a SES/DF dispõe de 8 (oito) Unidades Básicas de Saúde Prisional (UBSP) localizadas em unidades penais e 01 (uma) UBSP especifica para atendimento às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei. O funcionamento possui rotina de horário conforme estabelecido em normativa vigente da saúde prisional e da Administração Penitenciária.


Formas de Acesso

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), procedimentos, vacinação, agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário.

Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal, são realizadas pela sua equipe de referência. Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde.

Quando houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, entre outros, estas serão avaliadas pela equipe de saúde da família, encaminhadas e solicitadas pelos médicos da UBS no sistema de regulação. Após a consulta você deve retornar à sua equipe de referência para continuidade do acompanhamento.

Observação: Vacinação pode ser realizada em qualquer UBS que disponibilize esse serviço, independente do lugar em que você mora.


Documentação necessária

 

Documento oficial de identificação com foto

Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS)

Recomenda-se levar o comprovante de residência (não obrigatório)

Observação: Para pessoas em situação de rua esses documentos não são exigidos.

Formas de prestação do serviço

Horário de atendimento:

O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde varia de acordo com o tipo da Unidade e a quantidade de equipes que nela atuam. Verifique aqui o horário de funcionamento da sua UBS de referência.

Observação: Todas as Unidades Básicas de Saúde devem estar abertas ao público ininterruptamente desde o horário de abertura até o horário de fechamento.

Prioridade de atendimento: A definição de prioridade de atendimento é feita através da Classificação de Risco, um processo de priorização dos atendimentos por meio da avaliação da gravidade de uma situação apresentada, utilizando critérios clínicos e de vulnerabilidade.


Telefones: 

Para a relação das Unidades Básicas, acesse InfoSaúde DF.
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Locais de atendimento

Os locais de atendimento e demais informações de funcionamento das Unidades Básicas possuem atualização mensal e estão disponibilizados no Portal da Sala de Situação da SES/DF, disponível no site InfoSaúdeDF

Observação: as informações do site InfoSaúde DF são atualizadas mensalmente.