Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/15 às 14h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Epilepsia é tema de debate na ESCS

Especialistas apresentam análise panorâmica dos serviços públicos oferecidos a esses pacientes 

BRASÍLIA (24/2/15) – Profissionais de saúde, educação, representantes do Ministério Público e especialistas participarão, nesta sexta-feira (27), às 15h, de uma audiência pública para discutir “a realidade das pessoas com epilepsia”. O encontro, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), tratará sobre assistência a esses pacientes na rede pública de saúde, já que especialistas estimam que 3% da população do DF tenha a doença. O encontro é promovido pela Câmara Legislativa do DF, em parceria com entidades que lidam com o tema. 

EPILEPSIA – A epilepsia é uma patologia neurológica causada por diversos motivos (ferimentos na cabeça, abuso de bebidas alcoólicas, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros). Porém, sua origem, em grande parte, é desconhecida. A doença é caracterizada pela a apresentação de crises epiléticas não provocadas. Quando difícil de ser controlada, a patologia traz consequências neurobiológicas, cognitivas e psicológicas ao portador, impedindo sua capacidade de desenvolvimento e socialização.

As crises epiléticas são várias e se diferem de pessoa para pessoa. Apesar de a grande maioria dos pacientes responderem bem ao tratamento, uma grande parcela precisa de meios alternativos para conseguir tratar a doença, como nos casos dos portadores de epilepsia refratária, que precisam da implantação de um marca-passo para estimular o nervo vagal, ou ainda, há casos que se faz necessária a realização de cirurgia.

Serviço
Audiência Pública para discutir “a realidade das pessoas com epilepsia”
Data: 27/02/2015
Horário: 15H
Local: ESCS (Faculdade de Medicina GDF) – SMHN – início da W3 Norte, ao lado do Hemocentro.