Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/17 às 18h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Banco de Leite de Taguatinga comemora 39 anos

COMPARTILHAR

Celebração terá mamaço e depoimentos de mães assistidas e doadoras

BRASÍLIA (18/9/17) – Nesta terça-feira (19), o Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga completa 39 anos de funcionamento. Para comemorar a data, a partir de 9h30, haverá um mamaço – reunião de mães que amamentarão os bebês simultaneamente. A programação inclui ainda sling dance (dança de mães com bebês), recitação de poema e depoimentos de mães assistidas e doadoras.

“Com a comemoração dos 39 anos queremos agradecer à equipe, parceiros e doadoras de leite, além de reforçar a importância do aleitamento materno para um bem comum da criança, da mãe, da família, da sociedade e até do planeta. Incentivando também outras mulheres que estejam amamentando a serem doadoras de leite humano”, disse a chefe do Banco de Leite, Graça Cruz.

HISTÓRIA – Terceiro a ser implantado no Brasil, o Banco de Leite Humano do HRT tem apoio da equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Referência para o Distrito Federal e Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano de Taguatinga foi fundado em 1978. É responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do excedente da produção lática de nutrizes; processamento e controle de qualidade do leite humano ordenhado e posterior distribuição, sob prescrição de médicos ou nutricionistas.

O Banco de Leite de Taguatinga também viabiliza a capacitação de servidores que trabalham em bancos de leite humano no DF, maternidade, centro obstétrico, unidades de neonatologia e demais profissionais que atuam no manejo do aleitamento materno.

A unidade também forneceu treinamento em coleta domiciliar para comitivas do Equador, Venezuela e República Dominicana. Recebeu visita para cursos e demonstração de técnicas de trabalho de países como Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Costa Rica, Guatemala, Cuba e Peru.

DADOS – De setembro de 2016 a agosto de 2017, o Banco de Leite Humano de Taguatinga coletou, de 616 doadoras, 2.404 litros de leite humano, volume suficiente para alimentar 1.586 bebês internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Além disso, fez 17.291 atendimentos individuais e 1.401 em grupo.

 

 

 

 

Leia também...