Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/14 às 19h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Banco de Leite do HRT recebe 260 potes para armazenar leite humano

COMPARTILHAR

Ação foi promovida pelos alunos do projeto “Vira Vida do Cerrado” do SESI

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) recebeu nesta semana, a doação de 260 potes para coleta de leite materno dos alunos do projeto “Vira Vida do Cerrado” do Serviço Social da Indústria de Taguatinga (SESI). A ação aconteceu no Teatro Yara Amaral durante a 3ª Mostra Cultural do projeto.

Desde agosto do ano passado, os alunos do “Vira Vida do Cerrado” fazem campanha de doações de potes para homenagear o HRT como forma de agradecimento pela parceria no trato dos 150 adolescentes que participam do projeto. “O HRT é parceiro, pois participa com o incentivo ao aleitamento materno. Esses adolescentes são motivados com as palestras e acabam sentindo vontade de participar da campanha de doação de leite”, disse a pediatra do BLH de Taguatinga, Sandy Sato.

O projeto “Vira Vida do Cerrado” existe desde 2009 aqui no DF e atende adolescentes entre 15 e 21 anos vítimas de violência sexual. “Nós recebemos esses adolescentes da rede de enfrentamento à violência: Vara da Infância, Conselhos Tutelares e outros. Aqui eles estudam, se alimentam e participam de ações como essa”, disse a coordenadora do projeto, Cida Lima.

Os alunos do projeto escolheram o palco da 3ª Mostra Cultural Vira Vida do Cerrado para fazer a entrega dos 260 potes arrecadados. “Além de entregar o resultado da campanha que eles fizeram, também vão demonstrar seus talentos na dança, música e os poemas de Cora Coralina”, afirmou Cida.

Os potes recebidos vão colaborar para que os 150 bebês atendidos diariamente na rede de saúde tenham mais chance de receber o leite materno. Só no ano de 2013 foram coletados 17.339,2 litros, portanto, os potes doados são de muita valia para a SES/DF. A coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos, destaca os benefícios dessa ação. “É importante ações como essa e também é importante que a comunidade participe doando para os hospitais frascos de vidro com tampa de plástico. Essa é uma forma de contribuir na saúde dos bebês e com a preservação ambiental, ao reutilizá-los”, disse.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226