Governo do Distrito Federal
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3/05/19 às 12h42 - Atualizado em 3/05/19 às 12h42

Banco de Leite – Planaltina

O que o Banco de leite faz por você:
• Promove, protege e apoia o aleitamento materno, atendendo, assim, todas as mulheres que têm dificuldades na amamentação, como também problemas mamários (ingurgitamento, fissura mamilar, mastite e etc).
• Avalia os recém-nascidos de uma forma geral, realiza avaliação da mamada e verifica o ganho de peso destes.
• Captam nutrizes que têm produção láctica excedente e a cadastra como doadora.
• Em casos excepcionais, libera leite humano pasteurizado para que recém-nascidos não sejam desmamados precocemente.

 

Documentação necessária:
• Documento de identificação válido;
• Cartão do SUS da mãe;
• Cartão do SUS da criança;
• Caderneta da Gestante;
• Caderneta da Criança.

 

Formas de prestação do serviço:
• Horário de atendimento: Segunda à sábado das 7h às 19h, e domingo das 7h às 13h.
• Prioridade de atendimento: Emergência – Nutriz e bebês com intercorrências no manejo da amamentação (imediato)
• Telefone: (61) 2017-1369

 

Etapas:
• O serviço de demanda espontânea.
• Também é feito um pré-agendamento das puérperas que são assistidas na maternidade do HRPL, a fim de estabelecer a amamentação, reforçar as orientações e apoiar as nutrizes.
• Para a mulher que quer doar: é realizada a coleta do leite humano com parceria do Corpo de Bombeiros do DF.

 

Assim:
– a doadora pode ligar diretamente no Banco de Leite do Hospital Regional de Planaltina através do telefone (61) 2017-1369
– pode ligar no número 160 (opção 4),
– ou ainda pode utilizar o aplicativo AMAMENTA BRASÍLIA.

Observação: 1) Todos os registros são enviados para o Banco de Leite do HRPL, que realiza o cadastro e leva o kit de coleta de leite humano até a doadora, a orienta sobre a forma de extração do leite e como armazenar. 2) Semanalmente, entram em contato com as doadoras para buscar as doações.