Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/13 às 20h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Banco de Leite vai homenagear recicladores e colégio em Brazlândia

Doação de frascos de vidro reforça  incentivo ao aleitamento materno


Em uma parceria inovadora, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Brazlândia está recebendo frascos de vidro da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Brazlândia que realiza a coleta seletiva. O Centro de Ensino Médio nº 1 também colabora com o Programa de Aleitamento Materno, com a realização da segunda gincana sobre o tema.

“Considero uma iniciativa muito louvável e que devemos incentivar”, disse o diretor do HRBz, Lauro Sant’Anna.

A Cooperativa de Catadores e o Centro de Ensino Médio nº 01, através dos seus representantes, Marconi Pacheco e Anderson Santana, serão homenageadas nesta quarta-feira, às 14h, durante evento comemorativo da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, na Maternidade do HRBz.

A gincana do CEM 1 será realizada nos dias 22 e 23 de agosto. Em 2011, foram recolhidos 200 frascos, que também foram doados ao Banco de Leite Humano do Hospital de Brazlândia.

Este ano, o tema da Semana é exatamente a rede de incentivo, que começa na família e envolve toda a sociedade. Empregadores, serviços de educação e saúde, indústria de alimentos e outros itens de consumo também são levados a favorecer o processo de amamentação.

A demanda por leite humano nos hospitais do DF pressiona os Bancos de Leite a buscar soluções criativas para estimular as doações, tanto do leite quanto dos frascos. Os frascos de vidro são indispensáveis para o transporte e armazenamento, mas são de tipo muito específico.

“Para resistir à esterilização, pasteurização, congelamento e aquecimento, o frasco tem que ter tampa plástica rosqueada, como os de café solúvel e maionese. Esses produtos são menos consumidos na região de Brazlândia e, por isso, os frascos são relativamente raros. Tudo isso vem valorizar nossas parcerias” afirma a chefe do Núcleo do BLH-HRBz, Angela Dias.

O BLH de Brazlândia utiliza vidros de todos os tamanhos que são tratados como artigo de primeira necessidade em todos os hospitais do País. Tal como o leite humano, o frasco precisa ser obtido por doação.

Conscientização
O vidro descartado é uma fonte de problemas ambientais. Em recente coleta de frascos na região do Guará, entre 1300 unidades recolhidas, somente 18 eram do tipo adequado ao banco de leite, cerca de 1%. Os demais potes e garrafas foram doados a uma obra social que produz artigos culinários para comercialização na Festa do Morango, programada para o fim de agosto, em Brazlândia.

O leite humano é o único alimento possível para bebês prematuros e de baixo peso. Por isso, o frasco também é indispensável e a campanha por doações é permanente.