Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/12 às 19h12 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Banco do Leite Humano do HRG precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Regional do Gama precisa de doações para evitar a redução dos estoques de leite neste período de fim de ano. Segundo Lilian Duarte, nutricionista do Banco de Leite, o número de doadoras vem diminuindo no HRG porque muitas mulheres começam a trabalhar, o que diminui o ritmo da amamentação porque a maioria não dispõe de lugar adequado no trabalho para retirar e guardar que seria destinado à doação.

“Isso vem gerando uma diminuição de cerca de 5% do número de doadoras. Com os eventos de fim de ano e férias, as doações acabam prejudicadas, sendo importante o aumento de doadoras para impedir a falta de leite humano neste período”, destaca a nutricionista.Segundo Lílian, o Banco de Leite funcionará normalmente durante o recesso de fim de ano, observando o atendimento as prioridades.

As doações de frascos de vidros também são necessárias. Os potespassam por um processo de resfriamento e aquecimento em temperaturas muito altas . “Durante o processamento do leite os frascos são esterilizados a temperatura de 121 graus e com o tempo perdem a resistência, diminuindo a validadeo que exige a troca periódica”, diz Lilian Duarte.

O Disque – Saúde 160, opção 4 atende as demandas geradas para o Banco de Leite do Gama. As coletas nas casas das doadoras são feitas com o apoio do Corpo de Bombeirosem visitas que ocorrem de segunda a quarta feira, em toda a cidade do Gama e a Região Sul do DF, no período da manhã.

As doadoras cadastradas recebem um kit com gorro e máscara descartáveis, junto com os frascos de vidro para guardar o leite e são orientadas quanto à amamentação e técnicas de como retirar o leite corretamente para evitar ao máximo a contaminação. A doadora deve usar o kit higienização das mãos e do ambiente e antes de começar a coletar deve esterilizar o copo de vidro utilizado em água fervente, por 15 minutos, colocar em cada frasco o nome e a data do primeiro dia que tirou o leite e dentro do congelador evitar colocar o leite coletado junto com alimentos. O produto deve ser armazenado no congelador da casa da doadora durante no máximo 15 dias,a uma temperatura de 18graus.

No mês de novembro, foram coletados 108.000 ml de leite humano pela unidade do Gama, que conta com oito auxiliares de enfermagem, três enfermeiras, uma nutricionista e uma ginecologista que atendem mães e recém-nascidos internados na Maternidade, Unidade de Cuidados Intermediários Neo-Natal (UCIN), Ginecologia e Centro-Obstétrico. Além disso, a equipe também dá apoio a mães internadas em outros setores como UTI e pronto socorro, que realizam o processamento supervisionado do leite humano e a coleta externa em domicílio. Informações pelo fone 3384-0337.

Eliane Simeão