Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/13 às 12h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Bancos de Sangue utilizam nova técnica para exames

Método já beneficiou 3.200 pacientes com resultados mais seguros

As Agências Transfusionais da Rede de Saúde Pública do Distrito Federal em conjunto com o Hemocentro oferecem mais precisão e rapidez nos exames de sangue para gestantes, recém-nascidos e pacientes que vão se submeter à transfusão sanguínea.

Segundo Bárbara de Albuquerque Berçot, chefe da Assessoria da Hemorrede, a nova técnica, chamada de Gel Aglutinação em Cartão, é um método usado para definir tipos sanguíneos, identificar anticorpos irregulares e realizar provas de compatibilidade sanguínea pré-transfusionais. “Essa técnica é moderna e apresenta maior precisão, tornando os resultados mais rápidos, eficientes e seguros”, comenta a assessora.

Barbara explica que inicialmente o método foi implantado, em novembro desse ano, em três hospitais: Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital de Base de Brasília (HBB) e Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e já beneficiou mais de 3.200 pacientes. Em 2014, todas as Agências  Transfusionais da rede pública do DF contarão com o metódo. O Hemocentro é o responsável por realizar a licitação que resultou na contratação de emprensa para locação e manutenção dos equipamentos, o fornecimento de insumos e treinamento para a realização técnica.

Para Fátima Gomes Pereira, técnica em hematologia do HMIB, o novo método facilitou o trabalho da equipe que também atende os Centros de Saúde da Regional Sul e pacientes de São Sebastião, Guará, Estrutural, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

“Antes era realizado testes com tubo de ensaio, método mais demorado. Nosso trabalho aprimorou bastante após a aquisição proporcionando um grau de excelência dos serviços prestados pelo setor e trouxe satisfação à equipe que preza pela saúde da população”, relata Fátima.

Além de melhorar a qualidade dos exames, o Hemocentro tem realizado desde 2011 para revitalizar os Bancos de Sangue com equipamentos de última geração que modernizaram os processos gerenciais como, por exemplo, de geladores de plasma, centrífugas, balanças de precisão, pipetas, freezer, geladeiras, entre outros materiais.

Por Ana Luiza Greca e Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226