Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/14 às 20h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Base recebe visita de recertificação como Hospital de Ensino

COMPARTILHAR

Objetivo é obter qualidade de gestão e atendimento

O Hospital de Base do Distrito Federal recebe, em 27 e 28 de maio, a visita técnica dos certificadores do Ministério da Saúde e da Educação para a recertificação como Hospital de Ensino. A unidade obteve a certificação em janeiro de 2007 e a cada dois anos passa por processo de reavaliação.

A visita tem como objetivo conhecer o HBDF e suas condições de funcionamento. Durante esses dois dias os certificadores irão percorrer as principais instalações do hospital e realizar diversas reuniões com diretores, gerentes, alunos, residentes, docentes e preceptores.

“A obtenção da qualidade é regulamentada por Portarias, as quais estabelecem critérios e ações, que englobam todos os setores do Hospital, incluindo os administrativos, assistenciais e de apoio operacional, além de ensino e pesquisa”, afirma a coordenadora de ensino e pesquisa do HBDF, Alba Mirindiba.

Segundo normas interministeriais, hospital de ensino é um “espaço de referência da atenção à saúde para a alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento tecnológico, numa perspectiva de inserção e integração em rede aos serviços de saúde, obedecendo a critérios e necessidades da população”.

Entre as vantagens da certificação estão o recebimento de um “selo de qualidade“, que reconhece a instituição como adequada para o desenvolvimento de boas práticas assistenciais e educativas; e repasse de recursos ministeriais de incentivo para ações de melhorias em diversas áreas do hospital, e que poderá ser investido em projetos tais como, qualificação da gestão, capacitação de servidores, aquisição de equipamentos e materiais, criação de novos serviços e ensino (educação permanente e continuada).

Por Bianca Lima, da Agência Saúde DF