Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/18 às 8h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

BCG tem dia certo para ser aplicada nas unidades básicas de saúde

Crianças que precisam tomar a vacina BCG no Distrito Federal contam com 67 unidades nas sete regiões de saúde. Porém, cada uma delas faz a imunização em dias específicos da semana, para melhor aproveitamento das doses e um atendimento mais personalizado com os pais, que precisam receber diversas orientações.

 

“Após aberto, o frasco da vacina tem duração de seis horas e precisa ser utilizado dentro desse prazo para não haver desperdício. Por isso, dedicamos um dia para a aplicação dela na unidade”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Beatriz Ruy.

 

Ela orienta, ainda, que os pais compareçam com tempo no dia para ouvir as orientações.

 

“O tipo de aplicação dessa vacina é diferente. Os pais precisam receber orientação sobre os efeitos adversos que podem acontecer, sinais e sintomas que podem aparecer após a vacina e os cuidados que precisam ter, como, por exemplo, não poder remover a casquinha criada sobre a cicatriz da vacina”, complementa a diretora.

 

A BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido, feita entre o quarto e o décimo dia de nascimento, e protege a criança da tuberculose.

 

Confira relação dos dias de aplicação da BCG em cada unidade de saúde do DF.

 

TEXTO: Alline Martins, da Agência Saúde