Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/13 às 16h44 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Bloco da Saúde nas ruas de São Sebastião nesta sexta-feira

Ações pré-carnaval também em Samambaia

São Sebastião bota o bloco da saúde na rua nesta sexta-feira, dia 08 de fevereiro. A partir das 7h até às 9h30, em uma tenda que será montada na entrada principal da cidade, profissionais orientarão sobre o consumo de álcool durante o carnaval e os cuidados contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).

No total 25 profissionais da Regional de Saúde conscientizarão a população para a importância do uso do preservativo. Além da distribuição de camisinhas e panfletos informativos, dois técnicos de enfermagem vão aferir a pressão arterial e a glicemia dos moradores que poderão agendar a realização de teste de HIV na Unidade Mista de Saúde.

Para o coordenador da Regional de Saúde de São Sebastião, Dr. Marcus Costa, “ações como o “Meu Bloco na Rua” são de fundamental importância para conscientizar a população em datas como esta. Alertar para a importância do uso de preservativos bem como de não fazer uso de bebidas alcoólicas trará mais segurança para todos”, afirma.

Samambaia reforça prevenção em saúde para o Carnaval

O uso de preservativos e o aconselhamento em relação ao sexo seguro são focos da mobilização pré-Carnaval 2013 em Samambaia. A ação tem como finalidade a prevenção em saúde e será realizada nos centros de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, com a distribuição de preservativos e folders explicativos, incentivando o uso da camisinha entre os foliões. 

Durante a ação nos centros de saúde, a população terá também a disposição um ambulatório com agenda aberta, voltado para doenças sexualmente transmissíveis (DST), onde o paciente será avaliado, diagnosticado e iniciado o tratamento. Haverá ainda o aconselhamento que orientará quanto ao uso da camisinha, inclusive a feminina, quanto às formas de transmissão do vírus HIV/sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, será feita a vacinação contra a hepatite B e teste rápido para Aids e sífilis, em determinadas situações. Na UPA de Samambaia serão distribuídos preservativos e folhetos explicativos. 

A campanha de promoção do sexo seguro é feita regularmente por todas as unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. “Damos essas orientações todos os dias. Mas nesse período é preciso um pouco mais de atenção. A prática do sexo seguro evita a transmissão do HIV e de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive uma gravidez indesejada”, enfatiza a coordenadora de DST/HIV/Hepatites virais da Regional de Samambaia, Ariane Lopes Teixeira. 

Seguem as datas da programação
– Centro de Saúde n° 01 (Quadra 408 Área Especial) – Dia 07/02, das 8 às 12h;
– Centro de Saúde n° 02 (Quadra 611 Área Especial) – Dias 05 e 08/02, das 8 às 12h;
– Centro de Saúde n° 03 (Quadra 429, conj. F lote 1 – Expansão de Samambaia) – Dia 07/02, das 8 às 12h e das 14 às 17h;
– Centro de Saúde n° 04 (Quadra 512,conj. 2, Setor Sul) – Dia 07/02, das 8 às 12h;
– UPA/Samambaia (QS 107 conj. 04, Área Especial) – Distribuição de preservativos e folders durante todo o período de carnaval.

Iêda Oliveira/Marina Ávila