Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/15 às 16h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Caderneta da gestante é implantada no Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

Material oferece informações sobre o pré-natal e aleitamento materno

BRASÍLIA (23/3/15) – Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e das equipes Estratégia da Saúde da Família participam de encontros para implantação da Caderneta da Gestante na atenção primária.

Os encontros serão realizados no auditório do Centro de Saúde 02, do Núcleo Bandeirante em dias e horários específicos para cada Unidade. As equipes de saúde do Centro de Saúde 4 do Riacho Fundo II se reunirão nesta segunda-feira (23), às 14h. No dia 26, os servidores do Centro de Saúde 2 participarão do encontro de implantação do material, também às 14h e na próxima sexta-feira (27), o encontro será realizado entre os profissionais do Centro de Saúde 3 do Riacho Fundo I, às 8h30.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Brenda Guasti de Almeida Castro Brandão, relata que as gestantes que iniciarem o pré-natal a partir de abril de 2015 receberão as cadernetas. “Estamos sensibilizando os profissionais das equipes que prestam atendimento às gestantes na atenção primária de saúde”, informa a coordenadora.

A caderneta substitui o cartão da gestante e contempla todas as informações sobre direitos da gestante; dicas para gravidez saudável e sinais de alerta; orientação sobre gestação, o parto e o puerpério, desenvolvimento do bebê e amamentação. Algumas páginas do material são reservadas para explicar os procedimentos para certidão de nascimento; planejamento reprodutivo; dá dicas para inclusão da participação do parceiro/família no pré-natal e espaço destinado para anotações dúvidas, fotografias e observações.

Toda gestante residente no Distrito Federal receberá apenas uma caderneta, não havendo substituição (do mesmo modo que é com a Caderneta da Criança). De acordo a coordenadora Brenda Castro Brandão, o substituto da caderneta em eventual perda, será a ficha pré-natal. “A caderneta deve ser apresentada em todas as consultas de pré-natal e levada para a maternidade”, diz Breda Brandão.

Leia também...