Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 21h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Caldeira do Hospital Regional da Asa Norte será substituída

COMPARTILHAR

Processo de licitação para a troca foi iniciado


Na manhã desta segunda-feira (21), o secretário de Saúde, Rafael Barbosa se reuniu com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, e com o governador em exercício, Tadeu Filippelli, para tratar sobre a descontaminação do Lago Paranoá. Ficou decidido que a caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) será substituída.

O processo de licitação para a troca do equipamento já foi iniciado. Em vez de óleo, o novo aparelho será movido a gás, a exemplo do utilizado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), para impedir problemas como o vazamento apontado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e evitar novos acidentes.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a Secretaria já vínha trabalhando para a substituição e modernização das caldeiras, em um processo que passa a utilizar, em vez do óleo, o gás. “O Hospital Regional de Santa Maria já funciona com esse modelo e é um exemplo. Dessa forma, eliminamos qualquer possibilidade de contaminação do lago por óleo que sai desses equipamentos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informa que o trabalho de descontaminação do Lago Paranoá, que foi atingido por vazamento de óleo, começou nesta segunda-feira (21). A operação que deve durar 20 dias, está a cargo da Suatrans Cotec, empresa brasileira ligada à Petrobrás, que fará a limpeza do espelho d'água – inclusive do fundo e de galerias.

Leia também...