Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/21 às 15h00 - Atualizado em 15/11/21 às 15h11

Campanhas de novembro

Novembro chegou e, com ele, três importantes campanhas de alerta e cuidados com a saúde:

 

Novembro Azul – Saúde do Homem

 

Novembro Roxo – Mês da prematuridade

 

Novembro Diabetes Azul – Mês da prevenção e dos cuidados com a diabetes

 

Ao longo do mês, haverá programação em toda a rede pública de saúde. Confira nesta página as atualizações sobre as campanhas e uma retrospectiva das ações realizadas no ano passado.

 

 

A campanha o Novembro Roxo, reforça a conscientização sobre a prematuridade. Durante o mês, haverá programação em várias unidades e, como ocorre anualmente, bebês internados em algumas UTIs e UCIs participarão de ensaios fotográficos. Haverá palestras e rodas de conversas com os pais sobre os cuidados com os prematuros.

 

Confira as ações deste ano:

 

Hospital Regional de Ceilândia

 

Novembro Roxo: ensaio fotográfico de prematuros no HRC (03.11.2021)

 

Confira o que ocorreu em 2020:

 

Hospital Regional de Ceilândia

 

Prematuros participam de ensaio fotográfico no Hospital de Ceilândia

 

Hospital Regional de Sobradinho

 

Prematuros do Hospital Regional de Sobradinho são protagonistas de ensaio fotográfico

 

Hospital Regional de Taguatinga

 

Mãe realiza sonho de fazer fotos em ação do Novembro Roxo no HRT

 

Hospital Materno Infantil de Brasília

 

Chá da prematuridade ensina a importância do vínculo das mães com os prematuros

 

 

É considerado um bebê prematuro aqueles que nascem antes das 37 semanas de gestação. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Segundo dados da Unicef e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando aproximadamente 300 mil nascidos prematuros todos os anos.

 

 

A campanha Novembro Azul alerta sobre os cuidados com a saúde do homem. A importância da prevenção de diversas doenças, como o câncer de próstata e o incentivo da ida ao serviço de saúde mais próximo para avaliação de rotina. Afinal, manter a saúde em dia, também é um dever de todos, independentemente do gênero. As ações de 2021 serão atualizadas nesta página.

 

 

Muito além da prevenção e conscientização do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem o ano todo de sua saúde. A Secretaria de Saúde vai realizar, ao longo de todo o mês, diversas ações para reforçar a mensagem e falar sobre a prevenção e o cuidado com as doenças que mais afetam os homens.

 

Com o slogan “Cuidar da saúde é uma prioridade! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”, a campanha deste ano propõe ações para a ampliação do cuidado à saúde dos homens.

 

Veja as ações deste ano:

 

 

 

 

 

 

Veja o que ocorreu em 2020:

 

Ação da campanha Novembro Azul na Feira do Guará – 2020

 

Saúde faz ação do Novembro Azul em Feira do Guará

 

Também tiveram várias ações em feiras de várias regiões administrativas focadas no cuidado e atenção à saúde do homem.

 

 

A campanha Novembro Diabetes Azul chama atenção para os cuidados do paciente diabético e da prevenção da doença. Para manter a vigilância e o cuidado com a doença, a população pode ser atendida nas unidades básicas de saúde, onde contam com serviços como orientação, testagem, entrega de medicamentos e atendimento.

 

Nas UBSs, o paciente tem acesso a recursos para auxiliar o controle do diabetes. São disponibilizadas, a depender do caso, desde medicações orais a seringas para aplicação de insulina, até lancetadores, para controle de glicemias capilares (coleta de sangue na ponta do dedo).

 

Para os pacientes com diabetes, no DF, há ambulatórios multidisciplinares para tratar a doença na Atenção Secundária de toda as regiões de saúde do DF. Eles estão localizados nos hospitais públicos de Taguatinga, Ceilândia, Gama, Guará (Cedhic), Sobradinho, Paranoá, Santa Maria e Base, além do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) na Asa Norte.

 

Veja as ações da campanha:

 

Feira do Guará

 

Ação Novembro Diabetes Azul no Metrô (11-11-2021)