Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/19 às 17h43 - Atualizado em 12/12/19 às 17h45

Cantata Natalina integra pacientes e cuidadores do atendimento domiciliar

O Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nrad) do Guará realizou, nesta quinta-feira (12), uma Cantata Natalina para homenagear os pacientes e familiares atendidos pelo núcleo multiprofissional.

 

“A iniciativa busca levar mais conforto e alegria para as famílias e pacientes nesse período natalino. Os parentes também fazem parte da equipe de cuidadores, pois compartilham conosco os cuidados com os pacientes”, destaca a chefe substituta da Nrad, Michelle Lopes.

 

O aposentado Jorge Francisco Ramos, que completou, em junho, 100 anos, é um paciente acompanhado pelo Nrad há seis anos. A alegria e a emoção tomaram conta do ambiente. Equipe, familiares e o paciente Francisco cantaram músicas natalinas, ao som do Sax e das vozes de todos presentes.

 

“É tudo tão lindo. Essa equipe é maravilhosa. Hoje o meu pai presenciou um momento especial que ele nunca viu na vida”, destaca a filha e cuidadora, Edivane Rosa Ramos, de 51 anos.

 

ATENDIMENTOS – A equipe do Nrad do Guará realizou, do início do ano até novembro, mais de cinco mil visitas domiciliares, contemplando mais de 20 mil procedimentos domiciliares. O núcleo atende as regiões administrativas do Guará I e II, Sia, Estrutural, Lúcio Costa, Park Way 5 e áreas adjacentes.

 

“O paciente deve ser visto no sentido multifocal, não só orgânico ou físico, mas também emocional e espiritual. Essa é uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre o grupo e a família, o que contribui com a melhora global do paciente”, ressaltou o psicólogo Júlio César Peixoto.

 

Nivânia Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Bruno Esaki/ Saúde-DF