Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/13 às 22h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Capacitação contra a dengue no Riacho Fundo II

COMPARTILHAR

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do Riacho Fundo II participam até o fim de junho, de capacitação contra a dengue, com objetivo de diminuir a incidência da doença na cidade.

A primeira turma se reuniu nos dias 7 e 8 de maio, no Centro de Saúde 04, na quadra QC 6, conjunto 16. A segunda turma está prevista para os dias 11, 12 e 13 de junho, e a terceira, nos dias 18, 19 e 20.

Os agentes comunitários integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, que atua com 14 equipes multiprofissionais no Riacho Fundo II.
“Essa capacitação é muito importante porque expandirá a prevenção e contribuirá para a diminuição dos índices da dengue por meio das visitas domiciliares”, explica o coordenador geral de saúde do Riacho Fundo II, Pedro Zancanaro.

Os ACS são treinados pelos técnicos da Vigilância Ambiental da Coordenação Geral, que também estenderão o treinamento aos enfermeiros e supervisores, nos dias 5 e 6 de junho.

Segundo a enfermeira Érica Dias de Carvalho, da Gerência de Gestão, Monitoramento e Avaliação da regional de saúde, “com a capacitação o agente comunitário terá um novo olhar durante as visitas, observando os pontos que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti e levando essas informações ao agente de vigilância ambiental”, acrescenta.

A capacitação dos ACSs tem duração de 20 horas e inclui informações como o comportamento do mosquito transmissor, o que é um “foco” e como inspecionar os imóveis.

Arielce Haine

Leia também...