Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 22h25 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Caravana da Mulher no Paranoá

Primeira Carreta atende moradoras do PAD/DF

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde (SES-DF) comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma ação a Saúde na área rural do Paranoá. A Carreta da Mulher, que completou um ano de funcionamento, estacionou no Centro de Tradições Gaúchas do PAD/DF onde realizou mais de 850 procedimentos desde o dia 4, entre exames de mamografia, ecografias e preventivos do colo de útero.

O governador Agnelo Queiroz e o Secretario de Saúde Rafael Barbosa estiveram presentes para homenagear as mulheres do campo. “Hoje, no Dia Internacional da Mulher, entregamos a segunda carreta da mulher, porque valorizamos a saúde das mulheres”, declarou o Secretário.

Em um ano de atendimento no Distrito Federal, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher realizou mais de 32.600 exames. “Essas iniciativas são uma forma de saúde para as mulheres, que merecem ter o acesso total à saúde com a facilidade de ter todas as ações juntas em um só local”, declara o Governador Agnelo Queiroz.

“A carreta da mulher veio atender e realizar o anseio da mulher na nossa comunidade, pois a valorização das mulheres é excepcional”, disse a coordenadora do posto de saúde do Paranoá, Glória Boaventura. De acordo com o Coordenador-geral de Saúde do Paranoá Rommel Costa esse tipo de evento é importante tanto para a saúde como para a cidade. “A distância muitas vezes faz as mulheres desistirem de sair e irem se consultar. Com a carreta móvel o acesso aos serviços fica mais fácil e valoriza aquelas que fazem parte de nossas vidas”, declara Rommel.

Além da carreta da Secretaria de Saúde a Secretaria da Mulher, o Sebrae, a Emater e o BRB montaram postos no PADF/DF. Os moradores contaram com atendimento gratuito de advogados, psicólogos, assistentes sociais, orientação sobre gestão de negócios, informações sobre técnicas de plantio e serviços bancários.

André Barros