Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/13 às 13h48 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Carreta da Mulher chega a Taguatinga

Já foram realizados quase 30 mil exames desde março de 2012

A Carreta da Mulher chegou nesta segunda-feira (21) em Taguatinga, para atender as moradoras da região. Estacionada do Batalhão Militar da Policia Militar (Buritinga), a unidade realizará atendimento preventivo da saúde feminina. O horário de atendimento da carreta é de 8h as 17h, com uma hora de almoço entre 12h e 13h.  Desde o dia 8 de março de 2012, a carreta da mulher já realizou 29.452 exames.

A unidade móvel de saúde da mulher realizará exames de prevenção (papanicolau, ecografia e mamografia). Para fazer o teste de papanicolau, a paciente não necessita de prescrição médica. No entanto, para a realização da ecografia, a paciente precisa levar o pedido. A restrição para os dois exames é que a paciente não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas antes dos testes. Para fazer mamografia, as pacientes que têm acima de 40 anos estão isentas de levar a prescrição. Abaixo dessa idade o pedido é necessário.

Para o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto Silva de Siqueira, a vinda do serviço móvel de exames de saúde feminina para Taguatinga auxiliará significativamente no atendimento à mulher dessa localidade. “A Carreta da Mulher é um importante instrumento de serviço à saúde da mulher, pois vai ajudar a diminuir a nossa demanda reprimida, impactando positivamente na nossa Central de Radiologia”, destaca o médico.

Após ter sido atendida na Carreta da Mulher, a moradora de Vicente Pires, Helena Silveira, de 60 anos, faz sua avaliação sobre o serviço: “Assim que fiquei sabendo que a carreta vinha para cá, não pensei duas vezes. Vim e já fiz mamografia e ecografia. Estou muito feliz por isso. Para mim, a nota para o atendimento é dez”.

A previsão é a de que sejam realizados 50 exames, 25 pela manhã e 25 à tarde, diariamente, até sexta-feira (25). Para obter outras informações, a população poderá entrar em contato pelo telefone: 3353 1054.

Claudete Nascimento