Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/13 às 18h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Carreta da Mulher atenderá moradoras da Regional Sul

COMPARTILHAR

150 pacientes serão recebidas diariamente

Moradoras da Asa Sul, Vila Telebrasília, Lago Sul e Jardim Botânico receberão de segunda a sexta-feira (23 a 27), a Carreta da Mulher que estará estacionada em frente ao Shopping Jardim Botânico e oferecerá exames de mamografia, ecografia e preventivo de câncer de colo de útero.

“A importância desse evento é atender um número significativo de mulheres com o objetivo de identificar precocemente doenças como câncer do colo do útero e mama, aumentando assim as chances de tratamento seguido de cura”, relata a diretora regional de atenção primária a saúde, Glória Regina Bortone de Sá.

De acordo com a diretora, serão abertas 150 vagas por dia, para atendimento a 75 pessoas pela manhã e 75 à tarde. As consultas deverão ser marcadas previamente no Centro de Saúde nº 5 ou na Administração Regional do Jardim Botânico.

A carreta é uma unidade móvel de saúde e conta com consultório e equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos. Os exames e consultas serão realizados entre 8h e 12h, e 13h e 17h, de segunda a sexta-feira.

A Coordenadora do programa de Atenção Integral de Saúde da Mulher, Carla Martins, explica que as mulheres interessadas em realizar os exames devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

“Recomendamos que as mulheres cheguem cedo, pois vamos distribuir senhas para que sejam atendidas em ordem de chegada”, comenta Carla.

Atualmente, existem três Carretas da Mulher para atender a população do DF. Além do Jardim Botânico, a segunda unidade está em Santa Maria e a terceira estará em Brazlândia a partir de segunda-feira (23).

Preventivo do câncer de colo do útero
• Público alvo: mulheres que já tenham iniciado a vida sexual, que tenham mais de dois anos sem realizar o exame e as que nunca fizeram o preventivo.
• Prepare-se para o exame: Para fazer o exame a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas anteriores ao preventivo, nem estar menstruada ou ter usado creme vaginal nas últimas 48 horas. Os médicos sugerem que as pacientes estejam de vestido no dia do exame para facilitar o processo da coleta.

Mamografia:
• Público alvo: mulheres a partir de 40 anos de idade, com principal atenção às mulheres de 50 a 69 anos especialmente as que nunca fizeram o exame, ou fizeram há dois anos ou mais.
• Prepare-se para o exame: Não use creme nas mamas
Ultrassonografia:
• Público alvo: mulheres de qualquer idade que já tenham requisição médica de qualquer tipo de ecografia ( ecografia mamária, transvaginal, abdominal superior) com qualquer data.
• Prepare-se para o exame: se a ecografias for abdominal é necessário jejum por no mínimo 8h.

Agendamento:
Será feito apenas pessoalmente nos seguintes locais:
• Centro de Saúde nº 5 – localizado na QI 23 do Lago Sul
Telefone para informações: 3366-3882/ 3366-5399
• Administração Regional do Jardim Botânico – localizado em frente ao Shopping Jardim Botânico. Etapa 1 Rua 1 Lote 289/305 – salas 203 e 301 Telefone para informações: (61) 3427-4500 ; 3427- 4554; 9556-7460

Saiba mais:
http://carretadamulherdf.com.br/

Ana Luiza Greca e Ludmila Mendonça

Leia também...