Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/13 às 19h04 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Carreta da Mulher é tema do Encontro Nacional com Prefeitos

COMPARTILHAR

Governador Agnelo ressalta eficiência e produtividade 

A Unidade Móvel da Mulher foi apresentada pelo governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, como uma ação vitoriosa que pode ser implantada em outras regiões e cidades brasileiras. O tema foi abordado nessa terça-feira (29), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O evento, que acaba quarta-feira (30), tem o objetivo de partilhar experiências e informar os dirigentes sobre ações federais de apoio aos municípios.

“A carreta realiza exames preventivos extremamente importantes para a saúde das mulheres. São feitos exames de mamografia, Papanicolau e ecográficas. Dessa forma, nós prevenimos as duas patologias que mais causam morte em mulheres: o câncer de colo de útero e o de mama”, ressaltou o governador, durante a Mesa de Boas Práticas.

A unidade é uma ação itinerante, que utiliza um caminhão para oferecer atendimento preventivo da saúde feminina. A carreta já realizou 29.451 atendimentos, desde o dia 8 de marco de 2012. O projeto oferece exames em regiões carentes das cidades do DF, levando atendimento aos locais de difícil acesso.

Segundo Agnelo Queiroz, a Saúde do DF está caminhando para zerar a demanda reprimida de mamografia com a ajuda da carreta. Além disso, o projeto diminuir os valores gastos em tratamentos. “O procedimento de cura na fase inicial é muito mais barato. O diagnóstico precoce possibilita a cura e diminui consideravelmente o custo para o sistema público”, destaca.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e o secretário adjunto, Elias Fernando Miziara, também assistiram a apresentação. A carreta fica estacionada em frente ao Centro de Convenções até está quarta-feira (30), último dia do encontro, para que os participantes possam conhecer a estrutura de perto.
Mais informações no site: www.encontrocomprefeitos.portalfederativo.gov.br

Rafaela Marrocos