Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/13 às 14h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Carreta da Mulher estará no Guará a partir desta segunda-feira

COMPARTILHAR

Pacientes serão agendadas e captadas pelos centros de saúde


Pela segunda vez, a Carreta da Mulher chega ao Guará, nesta segunda-feira (11) e, para evitar fila, o mesmo sistema de marcação feito na Estrutural será adotado. O novo plano para agendamento de exames foi feito pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e tem o objetivo principal de evitar as filas e problemas com senha. As pacientes serão agendadas e captadas pelos centros de saúde da regional.

 

Os servidores dos centros já estavam preparados com a programação da unidade móvel e assim, foram informando e captando o público-alvo para a marcação dos exames. No entanto, essa marcação não impede novas demandas. A Carreta da Mulher ficará no Centro de Saúde nº 02, no Guará II, de 11/11 a 29/11. 

 

A coordenadora da Regional de Saúde do Guará, Maroa Santiago, assegura que o novo sistema de marcação no Guará foi a melhor decisão a ser tomada para a Carreta da Mulher. “A situação mais desagradável é não atender bem os nossos pacientes e trazer desconforto. Esse é um sistema que só traz benefícios para a usuária que tem um atendimento tranquilo, mais atencioso e sem tensão”, afirmou. 

 

As últimas cidades a receberem as unidades foram Ceilândia, Candangolândia e o Paranoá. Desde quando iniciou o projeto, já foram realizados 95.012 exames.  Em todas as carretas, os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Carreta da Mulher disponibiliza 150 exames por dia. Entre eles, 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).

 

Exames

 

As mamografias não precisam de solicitação médica, mas será oferecida apenas às mulheres de 50 a 69 anos. O preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais com idade entre 25 a 64 anos. Para o resultado, o profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do exame.

 

As ecografias (tireóide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. O resultado sai no mesmo dia.

 

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF

Atendimento à Imprensa           

(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...