Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/13 às 20h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Carreta da Mulher fica em Samambaia até esta sexta-feira (9)

COMPARTILHAR

Foram feitos mais de quatro mil exames, perto de casa

A Unidade Móvel Saúde da Mulher, mais conhecida como Carreta da Mulher se despede nesta sexta-feira, 9, de Samambaia, onde realizou mais de quatro mil exames, desde o início de julho.

A carreta, que está na quadra 302 de Samambaia Sul, ao lado da Clínica da Família, esteve também, por duas semanas, na quadra 431. As Unidades Móveis de Saúde da Mulher estarão a partir de segunda-feira no Gama, Estrutural e Sobradinho. Desde março de 2012, as três unidades realizaram mais de 74 mil exames.

“O atendimento foi muito bom. Fiz preventivo e mamografia na segunda-feira, e hoje já fiz ecografia da tireóide e do abdômen. Já estou aguardando o resultado”, informou a aposentada Gonçala Jorge de Melo, de 73 anos.

Outra moradora que também conferiu o serviço foi a dona de casa Maria das Graças de Sousa Veras, 58 anos. “O atendimento foi excelente. A carreta poderia vir mais vezes a Samambaia. Tinha muito tempo que não fazia esses exames”, revelou a dona de casa que fez preventivo e mamografia na unidade.

A assessora da Secretaria de Saúde e uma das coordenadoras da Carreta da Mulher, Fátima Rola, destaca os principais objetivos da unidade. “Permitir diagnósticos rápidos de câncer de colo do útero e de mama e ainda acesso facilitado aos exames perto de casa são objetivos da Carreta da Mulher”, explica.

A diretora Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, também reforça a importância do trabalho da carreta. “Esse serviço ajuda a atender uma demanda reprimida. Além de trazer benefícios para a saúde das mulheres, ajudando a prevenir o câncer de mama e de colo do útero E possibilitar um diagnóstico mais precoce”, destaca.

A unidade disponibiliza 150 procedimentos, por dia, sendo 50 mamografias; 50 preventivos de câncer de colo do útero e 50 ecografias. O atendimento ocorre mediante a distribuição de senhas diárias, sempre às 7h, sendo 50 senhas por exame, que deverão ser feitos no mesmo dia, 25 pela manhã e 25 à tarde.

Em relação às mamografias e ecografias é preciso apresentar pedido médico, com exceção das mamografias para mulheres acima de 40 anos. No caso do exame preventivo não há a necessidade de requisição médica, e é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual.

Para fazer os exames, é necessário levar documento de identidade e cartão do SUS. O funcionamento da unidade é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Produção da carreta

As informações sobre o funcionamento da Carreta da Mulher e o cronograma nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br 

Iêda Oliveira

Leia também...