Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/14 às 11h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Carreta da Mulher retorna ao Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

Meta é atender principalmente as pacientes ainda não examinadas

A Secretaria de Saúde atendeu ao apelo da população e retornou a Unidade Móvel (Carreta da Mulher) ao Riacho Fundo I. O objetivo é receber principalmente as mulheres que não puderam ser atendidas no fim do ano passado.

No Riacho, o atendimento começou nesta quinta-feira (6) de março e terminará no dia 14, sempre no Estacionamento em frente ao Centro de Saúde 3, na QN 07. Depois a carreta seguirá para o Núcleo Bandeirante, onde ficará de 17 a 28 de março, ao lado da Administração Regional.

Para ter direito aos exames é preciso ficar atento porque o acesso mudou. Desta vez está sendo feito um agendamento antes da chegada da Carreta, ou seja, não estão sendo distribuídas senhas no dia do atendimento.

O agendamento no Riacho Fundo I teve início no dia 19 de março e durou cinco dias. Em relação ao Núcleo Bandeirante, o agendamento ocorrerá da seguinte forma:

· Dias 10 e 11 de março na Capela São José da Vila Cauhy, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

· Dias 12 a 14 de no auditório Garcia Neto, em frente à Administração Regional, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

O coordenador geral de Saúde do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo, Pedro Zancanaro, relembra a importância da unidade móvel para a realização dos exames em sua regional. “É muito bom a gente poder contar com essa iniciativa da Secretaria de Saúde porque nos dá condições de avaliar adequadamente as nossas pacientes e agir a tempo nos casos que necessitam de tratamento”, ressalta.

Na Carreta são realizados exames de mamografia, ecografia e preventivo do câncer uterino. As ecografias necessitam de pedido médico e as mamografias também, para mulheres abaixo de 50 anos de idade. Mulheres entre 50 a 69 anos podem fazer as mamografias mesmo sem pedido do médico.

Para fazer o agendamento é importante levar RG e CPF, Cartão do SUS e pedido médico (em caso de ecografias e mamografia para mulheres até 50 anos).

A Secretaria de Saúde conta com quatro Carretas da Mulher que percorrem simultaneamente as diversas cidades do Distrito Federal.

Por Arielce Haine, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226