Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/14 às 22h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Carreta Oftalmológica retoma suas atividades neste sábado

COMPARTILHAR

Pacientes agendados pelo Sisreg e maiores de 60 anos têm prioridade

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informa que a Unidade Móvel Oftalmológica (carreta da visão) retoma suas atividades neste sábado (12), no Ginásio de Esportes de Ceilândia – QNM 14, Guariroba, ao lado da estação do metrô, das 6h às 17h.

Serão atendidos os pacientes agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e os que não conseguiram atendimentos devido à interrupção das atividades no dia 10. Terão prioridade os pacientes que aguardavam por cirurgia de catarata no dia do incidente.

Os pacientes que estavam agendados para esta sexta-feira (11) serão atendidos no dia 16 de abril.

Para ter acesso ao serviço da carreta, o paciente deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência para que possa ser cadastrado, inserido no Sistema de Regulação (SISREG) e chamado, por telefone, para o atendimento junto à carreta. O paciente já cadastrado e que teve alteração no número de contato deve procurar o centro de saúde mais próximo para atualização.

Atendimentos

Maria de Fátima Pereira Santos, de 57 anos, moradora de Samambaia, estava entusiasmada com a iniciativa. ”Eu já fui diagnosticada com catarata e aguardava a cirurgia, quando o centro de saúde me ligou, fiquei muito feliz. Chegando aqui encontrei essa superestrutura e minha cirurgia não demorou mais do que 10 minutos”, disse.

Para o morador de Ceilândia, Severino Ramos dos Santos, 62 anos, se pudesse dar nota 100 aos profissionais ele daria. “Foi um dos atendimentos mais excelente que já tive. Os profissionais são atenciosos e dão todas as informações e orientações possíveis. Estava na lista de espera, mas a minha hora chegou e tudo foi muito rápido”, relatou.

O paciente que passa pelas consultas na carreta e que não necessita de cirurgia, também é avaliado e, se for o caso, receitado para aquisição de óculos ou encaminhado com uma guia para tratamento específico com os profissionais da das Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua casa.

Números

Desde o dia 2 de abril a Carreta Oftalmológica realizou 5.761 atendimentos e 2.095 cirurgias de catarata.

Serviço

Funcionamento: todos os dias de 6h às 17h.
Local: Ginásio de Esportes de Ceilândia – QNM 14, Guariroba, ao lado da estação do metrô.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF