Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/13 às 18h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Carretas da Mulher estão em Planaltina, Brazlândia e Gama

COMPARTILHAR

Em cada unidade móvel são feitos 150 exames por dia


Planaltina recebeu nesta segunda-feira (9) uma das unidades móveis da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que ficará no Núcleo Rural Rio Preto, lote 98 – Agrovila Rural Leste, em frente à Emater, até o dia 20. As outras duas carretas estão em Brazlândia (ao lado da Administração Regional) e no Gama, no Núcleo Rural Ponte Alta Norte.

Segundo a coordenadora geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, a carreta volta a região de Planaltina pela quarta vez. “Tivemos grande sucesso e esperamos que as mulheres da comunidade do Rio Preto e das demais áreas rurais realizem todos os exames preventivos. Estamos trabalhando muito para identificar e realizar as mamografias em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e com isso atingir as metas propostas pelo Programa da Carreta da Mulher”, diz.

Cada uma das três carretas disponibiliza diariamente 150 exames: 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau). As pacientes podem também aferir pressão arterial e fazer dosagem de glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis.

Aldenira Alves, moradora de Planaltina, destaca os benefícios proporcionados pela carreta da mulher. “Eu precisava fazer esses exames e aqui eu fiz todos eles numa manhã, o atendimento foi ótimo”, afirma.

As unidades móveis contam com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos. Cada carreta tem dois consultórios. Os exames e consultas são realizados de entre 8h e 12h e 13h e 17h, de segunda à sexta-feira. As senhas são distribuídas às 7h.

Tatiane Gomes