Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/13 às 21h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Cartório do HMIB amplia horário de atendimento

COMPARTILHAR

Bebês já saem do hospital com certidão de nascimento

O cartório do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) passou a funcionar das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados, para atender a Resolução nº 152 da Corregedoria do Distrito Federal e Territórios, que define novo horário para os postos avançados de registro civil instalados nas maternidades.

Cerca de 600 mulheres recebem alta da maternidade por mês e podem contar com a comodidade de registrar os filhos antes de sair do hospital. Com o novo horário o serviço é interrompido das 12h às 13h e o paciente ganha uma hora a mais no atendimento que anteriormente era realizado das 10h às 16h.

“As mudanças trazem vantagens aos pais que recebem a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento necessário para o registro, logo após o nascimento e não precisam esperar a alta hospitalar. Nosso objetivo é conseguir que 100% das crianças nascidas no HMIB saiam do hospital como cidadãos brasileiros”, relata João Rocha Vilela, diretor do HMIB.

Vinícius Félix Santos, 21 anos, que registrou a filha Alice na manhã dessa terça-feira (13), achou prático poder contar com o serviço no próprio hospital e ir embora com a Certidão de Nascimento.

“Saímos da maternidade e viemos diretamente ao cartório do HMIB. Achei muito prático e facilita a nossa vida, pois evita o transtorno de ter que procurar outro local. Não demorou nem dez minutos para realizarmos o procedimento de registro de Alice”, comenta Vinícius.

Ana Luiza Greca/ Ludmila Mendonça

Leia também...