Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/14 às 14h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Central de Compras da SES dobra produtividade em 2014

COMPARTILHAR

Equipe responsável pelas compras será reforçada para triplicar os procedimentos

 

A Central de Compras da Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou o ano trabalhando em ritmo acelerado. Em menos de 30 dias foram abertos 60 pregões para aquisição de materiais e produtos diversos para garantir o abastecimento da rede de saúde. Em 2013 foram realizados 30 procedimentos, em média, por mês.

 

“Isso é só o começo. Nossa intenção é ampliar o número de pregões e acelerar os processos em andamento”, ressalta o subsecretário de Administração Geral da SES, Tulio Roriz Fernandes. A meta, segundo o subsecretário, é reforçar a equipe responsável pelas compras da secretaria e, com isso, triplicar a quantidade de pregões. “Precisamos ter um serviço eficiente e ágil para garantir o abastecimento da rede de saúde”, salienta.

 

No ano passado, foram promovidos 357 pregões, enquanto em 2012 foram 294, referentes principalmente à compra de medicamentos e produtos médico-hospitalares. Também são realizados pregões para aquisição equipamentos diversos, material impresso e mobiliário, entre outros.

 

O aumento do ritmo de tramitação dos processos foi possível, devido a uma série de ações que tornaram mais eficiente o sistema de aquisição de produtos médicos hospitalares. Entre eles, está o aperfeiçoamento na elaboração do termo de referência – documento que fundamenta a demanda e é feito pela área técnica solicitante – e uma maior interação com as unidades da SES.

 

O subsecretario pretende ainda promover alterações no procedimento de compras. Uma das ideias é desmembrar os lotes de produtos a serem adquiridos como forma de evitar que um grande número de itens tenha a compra atrasada devido a problemas em apenas um produto. “As vezes temos um processo com 300 [produtos] paralisados por causa de apenas um item”, conta Tulio Fernandes.

 

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...