Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/13 às 18h34 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Central de Regulação controla consultas,exames e leitos de UTI

312 mil procedimentos foram agendados em 2012

Uma série de serviços oferecidos na rede pública é regulada pela Secretaria de Saúde. O sistema de gerenciamento é feito por meio de duas centrais – a Central de Regulação de Internação Hospitalar e a Central de Marcação de Consultas e Exames. O sistema ordena as solicitações de 24 tipos de exames, consultas em sete especialidades (com diversas subespecialidades), leitos de terapia intensiva, além de cirurgias vascular e plástica, obedecendo a uma classificação de risco com o objetivo de facilitar o acesso do paciente aos serviços de saúde.

“Com a regulação, temos a capacidade de dimensionar a oferta e a procura e podemos priorizar os casos mais graves por meio dos protocolos existentes”, ressalta o diretor da Regulação da SES, João Marcelo Barreto. A Central de internação é a responsável pela regulação dos leitos hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já a Central de Marcação faz a regulação do acesso dos pacientes às consultas especializadas e aos serviços de apoio ao diagnóstico e terapia.

A intenção da Secretaria de Saúde e passar a regular todas as especialidades disponíveis na rede – cerca de 30 – até o final do ano. “Estamos elaborando um Projeto de Regulação de Especialidades, onde vamos estabelecer os respectivos protocolos para o agendamento das consultas”, salienta João Marcelo.
Em 2012, as centrais regularam mais de 312 mil procedimentos entre consultas e exames, além de 15.791 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A maior procura é por exames em cardiologia com 72.387 agendados, seguida pelas consultas nas especializadas de cardiologia com 61.908 agendadas, e por 59.484 consultas em oftalmologia. Foram agendadas ainda 27.296 tomografias, 11.930 ressonâncias magnéticas e 16.238 mamografias, entre outros exames.

A Central de Regulação de Internação Hospitalar (CRIH) funciona de forma ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana. Desde o ano passado estão implantadas ações de regulação do acesso aos leitos de UTI adulto geral, UTI coronariana, UTI neuro-trauma, UTI neonatal e UTI pediátrica, distribuídos na rede hospitalar própria, conveniada e contratada.

Todas as solicitações de internação em UTI são avaliadas pelos médicos reguladores da Central conforme protocolos estabelecidos. Esses profissionais atribuem uma classificação de risco adequada à situação de saúde do paciente e seu direcionamento às unidades de terapia intensiva da SES. A indicação da necessidade de internação em leito de UTI e o encaminhamento da solicitação para a CRIH é realizado pelos hospitais da rede pública, que devem manter atualizadas as informações dos pacientes até o direcionamento para o leito pelos médicos reguladores da central.

Já a Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE) funciona de 07h às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. As solicitações de atendimento ambulatorial são originadas em qualquer unidade da rede da SES/DF, como centros de saúde e hospitais, e encaminhadas via sistema de informação para a Central própria, constando o procedimento solicitado, a justificativa do encaminhamento e a classificação de risco do paciente.

Os médicos reguladores ordenam o acesso dos pacientes às vagas disponíveis na SES, considerando a gravidade dos casos. Em geral a demanda pelo atendimento ambulatorial é muito superior à capacidade instalada da rede SES/DF, gerando alguma espera pelo atendimento e a necessidade de priorização dos casos mais graves. 

Procedimentos Regulados 

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM CARDIOLOGIA

Subespecialidades: Geral, Pediatria, Parecer, Arritmia, Cirurgia, Coronária, Fibrilação, Insuficiência Cardíaca, Risco Cirúrgico, Valvulopatia.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM DERMATOLOGIA

Subespecialidades: Geral, Hanseníase, Psoríase, Tumores.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM OFTALMOLOGIA

Subespecialidades: Geral, Pediatria, Catarata, Córnea, Degeneração Macular, Estrabismo, Glaucoma, Hanseníase, Plástica Ocular, Retina RN, Retina Geral, Transplante de Córnea, Uveíte.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM CIRURGIA VASCULAR

Subespecialidades: Arterial, Venoso e Linfático.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM CIRURGIA PLÁSTICA

Subespecialidades: Triagem, Geral, Câncer de Pele, Fissura Lábio Palatal, Hemangioma Infantil, Lesão Medular, Lipodistrofia por Antiretrovirais, Pós Cirurgia Bariátrica, Reconstrução Mamária Pós Mastectomia, Reconstrução de Membros.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM PEDIATRIA (HOSPITAL DA CRIANÇA DE BRASÍLIA)

Especialidades: Alergologia, Cardiologia, Cirurgia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Homeopatia, Imunologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Onco-Hematologia, Pneumologia, Reumatologia.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM GINECOLOGIA – COLPOSCOPIA

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM RADIOTERAPIA

CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM ONCOLOGIA CLÍNICA

EXAMES COMPLEMENTARES E PROCEDIMENTOS

Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Densitometria Óssea, Cateterismo, Angioplastia, Ecocardiografia, Estudo Eletrofisiológico, Teste Ergométrico, Holter 24h, MAPA, Tilt Teste, Biometria Ultrassônica, Campimetria Computadorizada, Ceratoscopia, Fotocoagulação à Laser, Gonioscopia, Mapeamento de Retina, Microscopia Especular de Córnea, Paquimetria Ultrassônica, Retinografia, Teste de Glaucoma, USG do Globo Ocular, Vitrectomia.

 

 

 

PROCEDIMENTOS

PRODUÇÃO REGULADA 2012

Consultas em Cardiologia

61.908

Exames em Cardiologia

72.387

Consultas em Dermatologia

35.532

Procedimentos em Dermatologia

3.687

Consultas em Oftalmologia

59.484

Procedimentos em Oftalmologia

8.430

Consultas em Radioterapia

1.499

Consultas Pediátricas (HCB)

4.793

Mamografia

16.238

Ressonância Magnética

11.930

Tomografia Computadorizada

27.296

Densitometria Óssea

9.284

 

 

 

SOLICITAÇÕES DE UTI – 2012

TIPO DE UTI

TOTAL DE SOLICITAÇÕES

Adulto

9.390

Pediátrico

2.244

Coronária

   723

Neuro-Trauma

  834

Neonatal

2.600

TOTAL

                    15.791

 

 

 

Celi Gomes