Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/15 às 14h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Centro 9 de Ceilândia promove ações de saúde para hipertensos

Mais de 2.200 pacientes têm acompanhamento dos profissionais de saúde

BRASÍLIA (20/4/15) – “Quem se cuida vive mais e melhor” é o slogan desse ano para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. O Centro de Saúde Nº 9 de Ceilândia, localizado na EQNP 28/32, promoverá nesta quarta-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma ação educativa com atividades integrativas: Lian Gong e Tai Chi Chuan, rodas de conversas sobre hipertensão e palestras sobre alimentação saudável e aferição da pressão arterial.

O Centro de Saúde de Ceilândia  2,2 mil pacientes cadastrados com diangnóstico de hipertensão arterial. Os pacientes são acompanhados pelo Programa do Hipertenso. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e assistente social.

Atualmente, segundo a enfermeira do Centro de Saúde de Ceilândia, Maria Bonifácio, no Distrito Federal, há cerca de 380 mil pessoas portadoras da hipertensão e, destas, 18,1% são mulheres e 28,8% homens.

Maria Bonifácio alerta que o maior vilão da hipertensão, que é a alteração da pressão arterial acima de 140/9 mm/hg, é o consumo excessivo de sal. “A pressão acima desse valor, se não for tratada, no decorrer de três a cinco anos, pode causar lesões no coração e rins levando as cardiopatias e hemodiálise, acidente vascular cerebral (AVC) conhecido como derrame e o infarto do miocárdio”, esclarece a enfermeira.

Para ela, manter o controle da pressão abaixo dos 140/9 mm/hg e acompanhamento médico, prevenção das doenças cardíacas e controle das dislipidemias (colesterol, triglicerídeos) por meio do incentivo de práticas de atividades físicas bem como uma alimentação saudável sob a supervisão de um nutricionista e combate ao estresse é importante para uma vida saudável.